quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Trânsito de Assu passa por adaptações

O trânsito urbano do município de Assu está passando por transformações. Medidas estão sendo adotadas pela prefeitura local para organizar e tornar o tráfego urbano mais humanizado e disciplinado.
A última medida foi padronizar os veículos utilizados no transportes de passageiros. "O objetivo dessa ação é ajudar os passageiros na identificação dos veículos", afirmou o secretário municipal de Serviços Públicos, Francisco de Assis Souto.Para evitar aborrecimento aos passageiros, a prefeitura também vai definir e cobrar o cumprimento dos horários das rotas que estão sendo definidas pelo setor de trânsito do município.
Pontos de paradas também serão fixados em locais estratégicos do município.Segundo o secretário, a primeira medida para organizar o trânsito da cidade foi tomada em relação aos mototáxis, que foram recadastrados, diminuindo a quantidade de clandestinos bem como o índice de inadimplência com a prefeitura.
"Além disso, tinha muito mototaxista atuando sem a carteira de motorista", acrescentou. O próximo alvo da prefeitura será os taxistas, que também serão recadastrados.Francisco de Assis Souto informou que vai solicitar, mais uma vez, ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) a realização da sinalização vertical e horizontal de todo o município.
O secretário adiantou que até a próxima semana visitará as cidades de Caicó e Mossoró, onde o trânsito foi municipalizado, para conhecer a política urbana instituída para a categoria dos mototaxistas e absorver experiências que possam ser aproveitadas no âmbito local. "Estamos com um plano completo para organizar completamente o trânsito da cidade, já que essa se tornou uma atribuição da prefeitura depois da municipalização do sistema", ressaltou Francisco.

Oficinas têm prazo para retirar carcaçasComeçou na sexta-feira, 18, e termina no próximo dia 3 de outubro o prazo para que proprietários de oficinas e empresas semelhantes retirem carcaças, peças e derivados de veículos dos espaços públicos. A iniciativa da Prefeitura Municipal de Assu é para promover a limpeza dos locais que há bastante tempo são ocupados pelos objetos jogados e "esquecidos" especialmente pelos proprietários de oficinas.
Nas ruas de Assu é comum encontrar esse tipo de problema que deixa a cidade com um aspecto feio. A decisão de "limpar" a cidade foi comunicada aos donos de oficinas durante reunião realizada no auditório da Floresta Nacional.O secretário municipal de Infraestrutura, Reci Oliveira, disse que a cidade enfrenta problemas sérios com relação ao abandono de carros, geladeiras, entre outros objetos, nos logradouros públicos.
"Agora tudo terá que ser retirado dos canteiros centrais", reiterou.Reci observou que o projeto de arborização da cidade não poderia ser colocado em prática por conta das sucatas colocadas no meio da cidade e que um espaço específico para as oficinas será discutido pela prefeitura.

Nenhum comentário: