quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Governo conscientizará população




O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, vai lançar nesta sexta-feira (25), no Largo da Cultura, em Pau dos Ferros, o programa de mobilização para o uso responsável da água da maior obra de recursos hídricos do Rio Grande do Norte, a adutora Alto Oeste.




A governadora Wilma de Faria e o vice-governador estarão presentes no evento, que acontece às 9h. Esta é a segunda etapa da obra, que já está com 15% dos serviços concluídos. Dentro do programa, todos os municípios beneficiados pelo sistema sediarão audiências públicas para debater e prestar esclarecimentos sobre o uso racional da água. O objetivo é cumprir as diretrizes de mobilização e sensibilização das comunidades constantes no Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH).




“Uma obra com essa dimensão não pode deixar de ser feita de maneira participativa. Não queremos apenas levar água, mas também conscientizar a população do seu uso”, frisou o vice-governador e secretário estadual de Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza. O sistema adutor do Alto Oeste será o maior do Estado, com 367 quilômetros de extensão. Quando concluído, beneficiará 26 municípios e 65 comunidades rurais.




O projeto está inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e tem previsão para ser finalizado num prazo de 18 meses. Os investimentos são da ordem de R$ 136 milhões. Os 26 municípios beneficiados são Água Nova, Alexandria, Antonio Martins, Frutuoso Gomes, Itaú, João Dias, José da Penha, Lucrécia, Luiz Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Olho D’Água dos Borges, Paraná, Pau dos Ferros, Pilões, Rafael Fernandes, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste, Serrinha dos Pintos, Taboleiro Grande, Tenente Ananias, Umarizal e Severiano Melo.




O sistema vai atender uma população estimada em mais de 207 mil habitantes. A adutora vai utilizar as águas da Barragem de Santa Cruz, localizada no município de Apodi e com capacidade para 600 milhões de metros cúbicos, que deverá receber aporte de água do Projeto de Integração de Bacias do São Francisco.

Nenhum comentário: