quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Robinson destaca importância da delegacia do idoso

Robinson Faria ocupou a tribuna para falar sobre beneficios que a delegacia trará



O presidente da Assembleia Legislativa Robinson Faria – PMN ocupou nesta terça-feira a tribuna do plenário em pronunciamento no Grande Expediente para manifestar mais uma vez a sua preocupação permanente com o social do Estado.

Ele disse que o Rio Grande do Norte é o quinto Estado com maior proporção de idosos em sua população, atingindo nove por cento, o que representa 250.594 habitantes.

Segundo o deputado, o aumento do número de pessoas nas faixas etárias acima dos 60 anos aponta para a necessidade de adoção de políticas públicas de atenção a essa população, tanto na arquitetura das cidades, quanto nos transportes, lazer e saúde pública.

“Foi por isso que apresentamos requerimento pedindo com urgência a criação e implantação da delegacia do idoso. Quando fizemos isso, pensamos na situação especial daqueles que, apesar de terem dedicado toda a sua vida ao trabalho e à família, vêem-se agora tal frágeis e vulneráveis quanto o foram na infância, alvo fácil para bandidos e pessoas desonestas”, afirmou.

O deputado disse ainda que nessa fase da vida, onde precisam de mais atenção e cuidados, muitas vezes o poder público, ainda desacostumado a pensar políticas públicas para essa parcela da população, não lhes dedica espaços próprios, com pessoal capacitado e especializado para atendê-los.

“Frutos de várias propostas – continuou Robinson – “que fizemos no início deste ano, visando o amparo ao idoso e suas necessidades especiais, a delegacia do idoso contará com pessoal especializado no atendimento de ocorrências contra maiores de 60 anos e terá à sua disposição pessoal exclusivo para a captação de prova, a investigação e a finalização de inquéritos, visando a um melhor atendimento, uma maior celeridade e melhor apuração dos delitos praticados contra idosos”.

Para o presidente da Assembleia Legislativa essa é a primeira de muitas políticas públicas que pretende ver implantadas, visando uma melhor qualidade de vida para essas pessoas que tanto contribuíram para o engrandecimento do Estado. Ele disse que se sentia feliz porque a Segurança Pública é uma de suas preocupações, assim como o bem estar dos cidadãos. “A delegacia do Idoso representa esses dois valores ao mesmo tempo”, afirmou.

Ainda no Grande Expediente usou a tribuna o deputado Antônio Jácome para falar sobre uma audiência pública a ser realizada no próximo dia 8 sobre o câncer de Mama, numa proposição do seu mandato. No horário das deliberações foram aprovadas sete matérias, seis delas por unanimidade e apenas uma com abstenção do deputado Fernando Mineiro-PT. Também foi votado e aprovado por unanimidade projeto de lei complementar que reestrutura o grupo ocupacional fisco do Estado, com quatro emendas à proposta original
Reportagem: ALDEMAR

Nenhum comentário: