quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Greve no 5º dia com prejuízos para população

Grandes filas de formam nos terminais eletrônicos e na maioria das vezes falta dinheiro na máquina


A população está sentindo os efeitos da greve dos bancos. Hoje, 3, último dia do mês, as filas nos auto-atendimento, casas lotéricas e correspondentes bancários aumentaram ainda mais, devido ao pagamento dos aposentados e com a população pagando suas contas.



Para o funcionário público, Marival José, reconhece que desde o inicio da greve está sentindo dificuldades em sacar dinheiro e usar os terminais. "Falta papel nos caixas eletrônicos, além da dificuldade para sair o dinheiro", afirmou. Ele diz ainda que também se viu obrigado a atrasar um pagamento que só poderia ser feito diretamente na boca do caixa. "Vou ter que esperar a greve acabar para poder saldar minha dívida, com juros".



Os idosos também estão sentindo dificuldade em efetuar suas transações uma vez que as agências não estão disponibilizando os estagiários que cumprem essa função. Dona Maria da Glória Pereira, de 59 anos, saiu de casa para receber a aposentadoria e estava receosa se iria conseguir receber. "Vi durante esses dias que as pessoas estão enfrentando problemas, mas vou ver no que dá". Em relação ao movimento as opiniões divergem, mas o que todos entendem é que a população não pode pagar pela falta de acordo entre banqueiros e bancários.



"Os bancários estão reinvidicando os direitos deles e com razão, mas a população sempre termina prejudicada", afirma José Porfírio do Nascimento, que diariamente depende do serviço bancário. Ele disse ainda que encontrou dificuldade para receber o seu salário no caixa eletrônico. "Só hoje saquei o meu salário" afirmou.ForçaA greve teve inicio no dia 24 de setembro e continua forte. A categoria reinvindica 30 % de aumento, a contratação de mais funcionários, aplicação das leis das filas, isonomia de salário e também de tratamento.



De acordo com Gilberto Monteiro, diretor do Sindicato dos Bancários a greve está conseguindo fazer com que aconteçam as negociações. "Amanhã teremos uma reunião com a FENABAN (Federação Nacional dos Bancos) e podemos ter novidades, mas acho difícil devido aos pequenos reajustes oferecidos". Segundo Gilberto até o momento houve cinco rodadas de negociações e apenas em uma houve uma proposta, que foi de 4,5% de acordo com a inflação do período, mas foi rejeitada pela categoria.



Os Bancos Itaú e Bradesco haviam aderido ao movimento, mas após uma decisão judicial, chamada de interdito proibitório, o sindicato não pode mais realizar nenhum movimento de paralisação nessas agências, com isso elas retomaram o atendimento hoje.



Em relação ao atendimento a população, a categoria afirma que está cumprindo a lei de greve, já que ela se aplica as necessidades da população e nos serviços bancários essa necessidade consiste na compensação bancária, como os auto-atendimentos estão funcionando, além dos correspondentes bancários e casas lotéricas que estão recebendo pagamentos normalmente, apesar dos problemas diários que a população está enfrentando.

Nenhum comentário: