segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Novo articulador político de Lula foi "cara-pintada" e viveu 4 anos na Amazônia

Novo responsável pela articulação política do governo Lula, o médico Alexandre Padilha, 38, chegou ao cargo respaldado pela ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) e o chefe de gabinete do presidente, Gilberto Carvalho.

Militante petista desde os tempos de movimento estudantil, participou de todas as campanhas presidenciais do PT e foi um "cara-pintada" ativo, diretor da UNE na época do impeachment de Fernando Collor. Morou quatro anos na Amazônia como infectologista e, em 2004, assumiu o departamento de saúde da Funasa.

Ao Planalto, chegou um ano depois, a convite do amigo Vicente Trevas, à época subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais. Em 2008, assumiu o posto.
Responsável pela articulação do governo com Estados e municípios, teve papel ativo nas costuras das eleições municipais de 2008. Idealizou também o encontro de prefeitos em Brasília no início deste ano.

O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) o aproximou de Dilma, a quem passou a acompanhar pelo país --os críticos dizem que ele agia mais como funcionário da ministra do que de seu chefe imediato, José Múcio.

O mais jovem ministro da Esplanada é um ciclista inveterado e registra seus passeios por Brasília no Twitter.

Ligado à ala Construindo um Novo Brasil, majoritária do PT, Padilha teve apoio de boa parte da bancada do PT na Câmara. O governo espera que isso compense o pouco trânsito no Congresso. Ele nunca disputou eleição.
A posse efetiva do cargo deve ocorrer na segunda (28).
Fonte: Folha de S.Paulo

Nenhum comentário: