segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Estude para a Receita

Começam hoje as inscrições para 450 vagas de auditor fiscal na Receita Federal, com salário de R$ 13.067. É preciso ter ensino superior em qualquer área. O cadastro vai até dia 13 de outubro, no site www.esaf.fazenda.gov.br.

O interessado deve se preparar. Na última seleção, em 2005, houve 76,16 candidatos por vaga. Esse concurso terá duas etapas: uma com provas objetivas e, pela primeira vez, discursivas, e outra, eliminatória, com o exame da documentação e um programa de formação.
As três provas objetivas irão avaliar conhecimentos gerais e específicos e serão feitas nos dias 5 e 6 de dezembro. Nas discursivas, a avaliação será por uma redação. Além disso, há novas disciplinas, como direito civil, penal e direito, administração pública, auditoria e contabilidade avançada. Neste ano, não haverá questões de direito internacional e público, língua francesa e informática.

Segundo o auditor fiscal e professor Luiz Monteiro, a redação será decisiva. Outra observação importante é quanto às notas mínimas: será preciso acertar pelo menos 40% de cada uma das doze disciplinas. "Cada candidato deve examinar seus pontos fracos e superá-los, o que não é uma tarefa fácil. O candidato deve ter muita atenção e empenho para elevar a média final, que deve ser superior a 60%", diz.

"É necessário se dedicar muito aos estudos e estar com a cabeça e a emoção em excelentes condições nos dias das provas". O professor sugere também ler bastante, fazer resumos, assistir a aulas e conversar com quem pode dar dicas, como contadores, advogados e economistas.

Nenhum comentário: