sábado, 26 de setembro de 2009

Iberê diz que Ciro Gomes só sai candidato com aprovação de Lula

O vice-governador teria ouvido tal garantia do próprio presidente do PSB, Eduardo Campos, e também do senador Renato Casagrande (PSB-ES).
"Toda essa discussão está sendo sendo tratada com a participação do presidente Lula", diz Iberê.



A candidatura do deputado federal Ciro Gomes à presidência da República não vai acontecer sem a aprovação do presidente Lula.



A afirmação é do vice-governador do Estado, Iberê Ferreira de Souza (PSB). Segundo ele, a informação lhe foi dada pelo próprio presidente nacional do PSB, o governador pernambucano Eduardo Campos, e também pelo senador Renato Casagrande (PSB-ES).Iberê teve um encontro com Eduardo Campos ontem (24), acompanhando da governadora Wilma de Faria e dos deputados estaduais Gustavo de Carvalho e Márcia Maia.



O vice-governador ainda não havia falado sobre a reunião, apesar da assessoria da governadoria ter divulgado que um dos temas teria sido a “sucessão presidencial”.“Toda essa discussão da candidatura de Ciro Gomes está sendo tratada com a participação do presidente Lula. A candidatura de Ciro não ocorreria sem a aprovação dele”, disse Iberê.



A provável preocupação do vice-governador está relacionada ao fato de, numa futura candidatura sua ao governo em 2010, a base de partidos que existe hoje em torno da administração de Wilma, se desmanchar em função da não união entre PT e PSB em nível nacional.



Isso poderia inclusive incluir outras legendas além do próprio PT.Dois importantes líderes petistas no Estado, o deputado estadual Fernando Mineiro e a deputada federal Fátima Bezerra, chegaram mesmo a afirmar hoje, em entrevista ao Nominuto, que uma candidatura de Ciro Gomes poderia interferir na aliança que existe entre PT e PSB, tanto no Rio Grande do Norte como em outros estados.



Perguntado se acredita na possibilidade de Ciro Gomes, mesmo sem o apoio da direção do partido, tentar sua candidatura na convenção nacional do PSB, Iberê respondeu que “Eduardo Campos não está preocupado com isso”.O vice-governador também comentou a respeito da última pesquisa eleitoral para presidência, feita pela CNI/Ibope, em que Ciro Gomes cresce e chega a aparecer em segundo lugar, com dois pontos percentuais à frente da ministra Dilma Rousseff. “Mas Ciro não tira votos de Dilma, ele tira votos de Serra.



Quem tira votos de Dilma é Marina Silva”, disse Iberê.Tendo em vista tal quadro, o vice-governador ainda comentou que “estrategicamente seria interessante ter duas candidaturas. Então, o PSB está acompanhando isso”.
Fonte: Por Yuri Borges

Nenhum comentário: