quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Preocupação com a gestação na adolescência

Paulo Davim apresentou números em seu pronunciamento no Grande Expediente




Um tema que merece ser discutido com profundidade. Essa é a opinião do deputado Paulo Davim – PV, manifestada em pronunciamento na sessão plenária da Assembleia Legislativa sobre a gestação na infância e na adolescência.



O parlamentar ilustrou a sua fala apresentando números, que segundo ele diminuíram, mas ainda é uma realidade preocupante. Paulo Davim disse que de janeiro a junho deste ano, no Rio Grande do Norte foram registradas 204 gravidez em crianças e jovens na faixa de 10 a 14 anos de idade. Na faixa de 15 a 19 anos o número atingiu 3.628 gestantes que tiveram bebês.



“Os números já são alentadores em relação a 2007 e 2008, mas ainda é uma situação preocupante. É preciso que sejam feitas campanhas de alerta para evitar a gravidez indesejada”, afirmou.De acordo com os dados apresentados pelo deputado, em 2008 o número de gravidez entre as jovens de 10 a 14 anos atingiu 607 enquanto que na faixa de 15 a 19 anos foram registradas 2.274 gestações. Já em 2007 foram 526 jovens grávidas entre 10 e 14 anos.



Na faixa dos 15 a 19 anos foram 10.443.Paulo Davim disse que a Assembleia pode melhorar alguns projetos em execução no Estado, voltados para jovens e adolescentes, com o recheio de esclarecimentos sobre o assunto. Getúlio diz que Pau dos Ferros é retaliado pelo governo do EstadoO líder do Democratas na Assembleia, deputado Getúlio Rêgo também falou no Grande Expediente para reclamar do governo do Estado pelo tratamento que é dado à cidade de Pau dos Ferros.



Segundo ele o município está sendo retaliado. Disse que desde 2006 foi feito o cadastramento no programa Carta de Crédito-FGTS para a construção de 50 casas numa primeira etapa. “Até agora a Caixa Econômica Federal não liberou os recursos porque o governo do Estado não deu a contrapartida. No programa Cheque Reforma desde 2006 que as pessoas contempladas também esperam pela liberação. Além disso, 100 casas do Pro moradia, 128 melhorias e 28 unidades sanitárias são esperadas desde aquele ano.



É esse o governo que se diz democrático? indagou o deputado. Getúlio disse que no dia 22 último a prefeitura recebeu um ofício da secretaria de Habitação informando que Pau dos Ferros tinha sido contemplada com 50 casas. “A prefeitura não estava sabendo disso. Quem fez esse cadastramento. “Essas casas são distribuídas por agentes políticos partidários, aliados do governo”, concluiu.
Fonte: Reportagem: ALDEMAR

Nenhum comentário: