quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Carretas com canos da maior adutora doRN movimentam rodovias até o Oeste

vice-governador e secretário estadual dos Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza,












Um comboio contendo os canos que serão utilizados no maior sistema adutor do Rio Grande do Norte partiu de Parnamirim na manhã desta quinta-feira (24) para a região do Alto Oeste, onde será construída a obra. Ao todo, 20 carretas e mais duas viaturas estão envolvidas na operação, que chega ao município de Pau dos Ferros na manhã desta sexta-feira (25). Segundo o vice-governador e secretário estadual dos Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza, o carregamento exige uma logística avançada.


“Serão precisos cerca de 200 carretas como essas para transportar todos os canos necessários para os 367 quilômetros de adutora. Só para se ter uma idéia, essa é a distância de ida e volta entre Natal e João Pessoa”, explicou o vice-governador.A passagem das carretas movimenta o trânsito na BR 226 até Currais Novos, seguindo até Alexandria e depois ao município de Pau dos Ferros, onde acontecerá o Lançamento do Programa de Mobilização Social da adutora Alto Oeste, com a presença da governadora Wilma de Faria e do vice-governador Iberê Ferreira de Souza. O evento acontece no Largo da Cultura, a partir das 9h.


OBRA - O sistema adutor do Alto Oeste será o maior do Estado, com 367 quilômetros de extensão. Quando concluído, beneficiará 26 municípios e 65 comunidades rurais. O projeto está inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e tem previsão para ser finalizado num prazo de 18 meses. Os investimentos são da ordem de R$ 136 milhões.



Os 26 municípios beneficiados são Água Nova, Alexandria, Antonio Martins, Frutuoso Gomes, Itaú, João Dias, José da Penha, Lucrécia, Luiz Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Olho D’Água dos Borges, Paraná, Pau dos Ferros, Pilões, Rafael Fernandes, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste, Serrinha dos Pintos, Taboleiro Grande, Tenente Ananias, Umarizal e Severiano Melo. O sistema vai atender uma população estimada em mais de 207 mil habitantes. A adutora vai utilizar as águas da Barragem de Santa Cruz, localizada no município de Apodi e com capacidade para 600 milhões de metros cúbicos, que deverá receber aporte de água do Projeto de Integração de Bacias do São Francisco.

Nenhum comentário: