quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Tsunami mata 120 em Samoa e liga alerta vermelho no Japão e Havaí

Apesar da suposta tranquilidade, mudanças do nível do mar e correntes fortes ainda podem ocorrer ao longo do litoral







O tsunami que atingiu o arquipélago de Samoa, no oceano Pacífico, nesta terça (29), e matou pelo menos 120 pessoas fez com que o Japão e o Estado americano do Havaí ligassem o sinal de alerta temendo uma tragédia.

Apesar do aviso de ameaça de tsunami ter sido cancelado, o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, em Honolulu (Havaí), disse que as mudanças do nível do mar e correntes fortes ainda podem ocorrer ao longo do litoral do Havaí, o que representa um perigo para os banhistas, turistas e pescadores.

O prefeito de Honolulu, Mufi Hannemann, afirmou que um comunicado foi feito para que as pessoas evitem as áreas próximas de praias e rios.

– São medidas preventivas e estão sendo tomadas para manter todos seguros.

A mesma preocupação fez com que as autoridades da cidade de Ofunato, no norte do Japão, a 415 km de Tóquio, ordenasse que cerca de 10.000 pessoas deixassem suas casas. Em 1960, após ser atingida por um maremoto, 53 habitantes de Ofunato morreram. O sinal de alerta foi retirado apenas à tarde no território japonês.

A Nova Zelândia também chegou a emitir um alerta para que as pessoas evitassem todo o litoral do país após receber a informação de que um tsunami de três metros estava viajando a 800 km/h no Pacífico.
Segundo o departamento responsável por desastres de Samoa, o número de mortos, que até a madrugada (de Brasília) chegava a 120, deve aumentar com o início das buscas, já que vários centros turísticos e aldeias foram totalmente destruídos. Na vizinha Samoa Americana, as autoridades informaram que 19 pessoas morreram, e na ilha de Tonga de Niuatoputapu 10 óbitos já foram confirmados.
Cinco ondas de tsunami
Uma série de cinco ondas gigantescas atingiu Pago Pago, colocando o centro comercial e o aeroporto debaixo d'água. O iatista Wayne Hodgins, que estava na marina de Pago Pago, disse que viu pessoas serem engolidas pelo oceano:
- Havia um casal com um menino pequeno, a água veio e foi muito, muito rápido, mas muito forte.
O chefe do turismo de Samoa Americana, David Vaeafe, disse que o nível das águas subiu três minutos depois do alerta de tsunami, devastando vilarejos ao redor da capital:
- O acesso a Pago Pago foi fechado. A água chegou ao primeiro andar dos apartamentos. A emissora de rádio foi esvaziada.
O tsunami que atingiu o arquipélago de Samoa provocou ondas de 1,5 metro de altura.
Fonte: U7

Nenhum comentário: