sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Queda de antena pode ter provocado explosão





Uma faísca provocada pela queda de uma antena de TV sobre um fio de alta-tensão pode ter dado início à explosão que causou a morte de duas pessoas e deixou 12 feridas em Santo André (ABC).

Bombeiros procuram vítimas entre os escombros
Atordoado e em choque, e ainda cheirando à pólvora, José Ricardo dos Santos, 21 anos, tentava explicar o que havia acontecido momentos antes da explosão. Ele contou que estava com o dono do bazar, Sandro Luiz Castellani, sobre o telhado da casa. Eles tentavam instalar uma antena de TV, por volta das 12h45.


Segundo Santos, a antena, que era pesada, caiu e bateu em um fio de alta-tensão. "Soltou uma faísca na hora. Tomei um choque tão forte que fui jogado de cima do telhado, para a parte da frente da casa", afirmou.


A faísca teria entrado em contato com os artigos explosivos que estavam no quintal, dando origem a uma primeira explosão. Santos saiu correndo e teve tempo de ver a grande explosão que aconteceu logo depois.


A vizinha Mabel Carvalho, 36 anos, saiu correndo de casa ao ouvir o barulho e diz que foi arremessada ao chão. "Saí no portão e fui jogada a pelo menos 10 metros de distância por causa da explosão. Parecia um filme de terror.


De acordo com vizinhos, Castellani teria saído correndo logo após a explosão. Até a noite de ontem, ele ainda não havia sido localizado pela equipe de resgate. Sua mulher, que também estaria na loja no momento da explosão, também não tinha sido encontrada.


O guarda civil Antonio Scaramel, 50 anos, ajudou a retirar três pessoas dos escombros. "Vim até o local porque achei que tinha caído um avião. Quando cheguei, ouvi o grito das pessoas por socorro", contou. Ele conseguiu tirar uma mulher de uma das casas atingidas.

Nenhum comentário: