domingo, 27 de setembro de 2009

Concurso - Candidatos a agente penitenciário protestam

Os candidatos à Agente Penitenciário que foram aprovados no último concurso, realizado em abril, estão aguardando pela última fase do processo seletivo, que deveria ter sido realizada no dia 21 de julho. Em frente à Secretaria de Administração e Recursos Humanos, no Centro Administrativo do governo estadual, dezenas de candidatos reclamaram do atraso e aguardaram ser recebidos pelo presidente da comissão organizadora do concurso, Carlos Dantas, que não se encontrava no local.

Para Carlos Santiago, 45, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte, a situação é crítica. Ele informa que com a demora para a incorporação dos novos agentes, o sistema prisional tem acarretado desvio de função de policiais militares e policiais civís. "Essa ingerência acaba gerando prejuízo para o próprio Estado, que acaba tendo que pagar um adcional de R$ 200 para o PM realizar um trabalho que é prerrogativa da nossa categoria", relata. "Esse gastotodo é bancado pelo Fundo Penitenciário Nacional, coisa que deveria ser repassado para nós e não para a Polícia Militar".

Os 450 aprovados passaram por quatro, das cinco etapas: Prova Escrita Objetiva de Múltipla Escolha (classificatória e eliminatória), Exame de Capacidade Física (apenas eliminatória), Exame Psicotécnico (apenas eliminatória) e estão aguardando pela última, a Investigação Social. "Da maneira que está tramitando, certamente não seremos convocados", reforça Rommel Lopes, 22, um dos candidatos. "Quem sabe no ano que vem, que é ano de campanha política nós seremos chamados. Estão querendo nos usar para fazer campanha", opina o candidato João Fernando Pinheiro.

No Rio Grande do Norte, o sistema penitenciário contabiliza 432 agentes. Segundo Carlos Santiago, existe uma demanda reprimida de cerca de 600 agentes. "Esse concurso iria ajudar a diminuir esse déficit, ainda mais com novos estabelecimentos prisionais que estão para serem feitos, além de cumprir determinação judicial, com a Sejuc assumindo a custódia de presos provisórios atualmente albergados em Distritos e Delegacias de Policia".


Último concurso


Anteriormente, havia ocorrido um único concurso, quando foram convocados todos os 521 aprovados. Esse número, em 2003, era suficiente a todos os estabelecimentos prisionais, à época, em número de 08. Com as inaugurações da Penitenciária de Paranamirim, da Cadeia Pública de Caraubas, dos Regimes Semi Abertos de Natal e Parnamirim, além de um novo pavilhão na Penitenciária de Alcaçuz (para presos provisórios) e dos Centros de Detenções Provisórias da Candelária, da Ribeira e da Zona Norte, o Sistema Penitenciário Estadual passou a operar no seu limite, agravado pela considerável diminuição do número de Agentes Penitenciários. O concurso está a cargo da Consulplan, que será a responsável pela aplicação das etapas da prova objetiva de múltipla escolha, do exame de capacidade física e do exame psicotécnico por testes específicos.



FONTE: DIARIO DE NATAL

Nenhum comentário: