quarta-feira, 23 de setembro de 2009

NotíciasEnergia eólica como fator de desenvolvimento

Deputado diz que o RN é no Brasil o Estado com as melhores condições para as usinas eólicas



A potencialidade de geração de energia eólica no Rio Grande do Norte foi o tema do pronunciamento do deputado Valter Alves-PMDB, que segundo ele é o Estado que oferece no Brasil as melhores condições para implantação das chamadas usina eólicas, a partir da força dos ventos.



“Com uma localização estratégica invejável, o Rio Grande do Norte apresenta ventos intensos, direcionados e constantes, com velocidade superior a sete metros por segundo, a 50 metros de altura do chão, o que é uma situação absolutamente favorável. Segundo alguns especialistas, este fato pode elevar o nosso Estado a deter nada menos que 25% da capacidade nacional de geração desta matriz energética tão lima e especial”, disse.



Para o deputado se for proposta uma política inteligente e aplicada aos empreendedores, poderá se ter aqui perto empresas especializadas nesse tipo de energia e dar vazão a toda essa potencialidade tão íntima e tão cara a todos os potiguares: o nosso vento. Walter Alves disse ainda que o potencial energético do Estado aponta para uma capacidade de abastecer toda a região Nordeste e perspectivas de ampliação da capacidade de produção dos atuais 51 megawatts para 4.000 megawatts, em quatro anos.



“No total – continuou o deputado – “os investimentos privados poderão chegar a R$ 7 bilhões de reais. É uma energia cara, entretanto, precisamos, aos poucos, nos preparar para o futuro. E a energia do futuro é a que vem das correntes de vento. O deputado destacou que o Rio Grande do Norte é vocacionado e exportador de energia primária – petróleo bruto e gás natural – e importador, sem opção, de energia secundária, que é a energia elétrica.



“O incremento da geração de energia eólica pelas terras do Rio Grande do Norte pode nos transformar em grandes exportadores de energia elétrica, pela grande capacidade ainda não aproveitada que aqui temos e que pode ainda advir dos parques eólicos e seus populares cata-ventos”. Outro pronunciamento no Grande Expediente foi do deputado Paulo Davim – PV que fez um apelo ao governo do Estado para não fechar os setores de pediatria do Walfredo Gurgel e do Santa Catarina.



Na sessão desta terça-feira foram discutidas e votadas três matérias, todas elas aprovadas por unanimidade. O primeiro projeto de lei aprovado foi o que dispõe sobre as normas para a comercialização, confecção e distribuição de vestuário próprio da Polícia Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e demais órgãos da segurança pública do Estado.



A segunda matéria foi a que torna obrigatória a realização do teste do reflexo vermelho em recém-nascidos. Por último foi aprovado projeto que dispõe sobre zoneamento ecológico e econômico da Área de Proteção Ambiental Jenipabu – Lapaj, criada em 17 de maio de 1995.
Reportagem: ALDEMAR

Nenhum comentário: