A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) apresentou na última segunda-feira (31) o Programa de revitalização do Rio Maceió, localizado no município de Touros. A iniciativa visa recuperar parte do rio prejudicada pela expansão desordenada da área urbana.
Na reunião, realizada no auditório da Semarh, o projeto foi apresentado aos representantes de 22 instituições convidadas a participarem da iniciativa. Entre elas, estão as secretarias estaduais de Saúde e de Educação, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, Igarn, Idema, Ibama e Caern. Durante o evento, foram definidas as atribuições de cada um no programa.
Previamente uma equipe de técnicos da Semarh realizou um diagnóstico da área urbanizada do leito do rio Maceió. Em uma extensão de 1,5 km, foram visualizadas algumas dificuldades. A principal delas decore da presença da esquistossomose nas proximidades do bairro de Nossa Senhora da Apresentação, onde o despejo de resíduos sólidos e efluentes sanitários é constante.
O próximo passo do programa será a realização do seminário de apresentação do projeto no próprio município de Touros. O encontro está previsto para o dia 25 de setembro. A iniciativa faz parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável e Convivência do Semiárido Potiguar, desenvolvido pela Semarh.

Nenhum comentário:
Postar um comentário