
A diretora da Organização Mundial da Saúde OMS), Margaret Chan, disse em entrevista publicada neste fim de semana no jornal francês Le Monde, que o vírus H1N1, causador da gripe suína, se dissemina numa velocidade quatro vezes mais rápida que a dos vírus da gripe sazonal.
"O vírus viaja em uma rapidez inacreditável, jamais vista. Em seis semanas, ele viaja uma distância que outros levariam seis meses" diz.
Segundo ela, 30% da população de países com alta taxa de urbanização devem ser afetados e 40% dos mortos são jovens adultos.
"Mais da metade das mortes ocorreram com pessoas com algum problema de saúde. Mas 40% das vítimas fatais tinham boas condições. Isso é o mais preocupante" afirma.
A OMS já divulgou que a gripe suína é predominante no mundo entre os vírus da gripe. Chan também mostrou preocupação com o fato de que o número elevado de casos em alguns países vem sobrecarregando o sistema de saúde público — o que pode levar à redução de recursos para outras doenças.
Segundo a OMS, 2,1 mil pessoas já morreram da nova gripe desde o início da pandemia. De acordo com Chan, ainda levará meses antes que uma vacina chegue à população mais pobre. A capacidade de produção de vacinas no mundo será de 900 milhões de doses por ano para uma população mundial de 6,8 bilhões.
A OMS alerta que o número de casos da gripe suína deve voltar a crescer na Europa e Estados Unidos a partir de outubro, quando as temperaturas ficarem mais baixas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário