O diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), Elias Fernandes, acompanhado do engenheiro de pesca Francisco Jaime de Oliveira, se encontra na cidade de Pau dos Ferros com o objetivo de autorizar o início da implantação da estação de piscicultura que o Departamento vai construir naquela região.
Essa unidade de produção e distribuição de alevinos (filhotes de peixe) terá capacidade de produzir 10 milhões de exemplares por ano que serão distribuídos em açudes públicos, bem como aos piscicultores interessados em criar peixes em sistemas intensivos e superintensivos.Segundo Elias Fernandes, o principal produto da futura unidade de produção é a tilápia tailandesa revertida.
Essa espécie, oriunda daquele país asiático, é de alta linhagem e vem apresentando excelentes resultados em cultivos de peixes em tanques-rede, resultado de pesquisas realizadas no Centro de Pesquisas em Aquicultura do Dnocs localizado na cidade de Pentecoste, Ceará.
A futura estação de piscicultura de Pau dos Ferros é um moderno projeto dos técnicos do Dnocs, pois será construída em concreto, totalizando 30 tanques, com 9 mil m² de espelho d'água, tendo como fonte hídrica o açude de mesmo nome.
A estação ficará localizada à jusante da barragem, com condições excepcionais de funcionamento, porque será abastecida por gravidade, evitando custos de energia.

Nenhum comentário:
Postar um comentário