O volume de vendas do comércio varejista do Rio Grande do Norte cresceu 3,1% em julho em relação ao mesmo mês de 2008, segundo a última edição da Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE. Esse resultado se refere a áreas como alimentos, vestuário, calçados e combustíveis.
Por outro lado, o estado registrou queda quando considerado o comércio varejista ampliado, em que estão inclusos material de construção e veículos: a retração foi de 3,6%. Nos dois casos, o RN teve queda no desempenho em relação ao aproveitamento de junho. Naquele mês, o varejista teve incremento de 3,7% e o ampliado de 7,2%.
No país, as vendas no comércio varejista cresceram 0,5% em julho em relação aos dados do mês anterior. Segundo o IBGE, o segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo - com variação de 10,1% em relação aos dados de julho do ano passado - foi o responsável pela principal contribuição à taxa global do varejo no país.
O IBGE destaca que o resultado foi influenciado pelo aumento do poder de compra da população em função do crescimento da massa de rendimento dos ocupados (4,1% em relação à de julho de 2008, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego), além da estabilização dos preços do setor.
Por redação do DIARIODENATAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário