sábado, 19 de setembro de 2009

Bancários entram em greve na quinta-feira

Os bancários do Rio Grande do Norte vão entrar em greve, por tempo indeterminado, a partir da próxima quinta-feira, 24 de setembro. A paralisação é uma orientação do Comando Nacional, depois que a Federação Nacional Bancos propôs um reajuste de apenas 4,5%. A categoria reivindica um reajuste de 30%.
“Tivemos cinco rodadas de negociações e só na última, que aconteceu quinta-feira (17) a Fenaban ofereceu esse valor, o qual está bem abaixo das perdas da categoria, cerca de 24%. A greve é geral e atinge tanto os bancos estatais quanto os privados”, disse o coordenador do sindicato dos bancários, Liceu Carvalho. Na manhã de ontem os bancários visitaram algumas agências para fortalecer o movimento.
Uma nova assembleia foi marcada para a próxima quarta-feira, a partir das 18h30. “Só o nosso sindicato possui cerca de 2.400 bancários e a orientação é de paralisação geral. Todos os bancários do RN vão parar”, disse Liceu.Além do reajuste de 30%, os bancários reivindicam a reposição das perdas do Plano Real nos Bancos Públicos, que chegam a 100%, o fim das metas abusivas, estabilidade do emprego nos bancos privados, o fim do assédio moral nas agências, contratação de funcionários, entre outros pontos.
“Os banqueiros estão utilizando a crise para demitir os funcionários. O sindicato acha um absurdo já que outras empresas, que tiveram lucros bem menores estão mantendo os seus funcionários”, disse o coordenador do sindicato.

Nenhum comentário: