

Bastante prestigiada pela população apodiense que esteve representada por autoridades civis, militar, estudantes, Grupo Desbravadores da Igreja Adventista do 7º Dia, Grupo Demolay dentre vários outros segmentos, a solenidade alusiva ao Dia 7 de setembro Dia da Independência do Brasil, que aconteceu na Praça Francisco Pinto no centro da cidade.
A programação foi iniciada, as 05h00minh da manha com a Alvorada feita pela Banda Municipal de Musica Antonio de Pádua Leite, as 08h00minh a prefeita Maria Goreti da Silveira Pinto (PMDB), e o vice-prefeito Evandro Marinho de Paiva “Vandinho”, juntamente com secretários, assessores e vereadores do município, fez o hasteamento da Bandeira Nacional na Praça Francisco Pinto, com presença da população e varias autoridades.
A prefeita Goreti da Silveira Pinto, em seu pronunciamento falou da Independência do Brasil, sem esquece a historia de Apodi e as conquistas do seu governo que já sinaliza melhoram para quem mora na cidade e no perímetro rural apodiense. “É sempre motivo de orgulho ver a nossa comunidade envolvida e prestigiando nossas solenidades”, comentou a prefeita.
O dia 07 de Setembro é data em que os brasileiros comemoram a Independência do Brasil. A data começou a ser desenhada muito antes, com diversas ações e acontecimentos históricos. Mas foi no dia 9 de janeiro de 1822, quando D.Pedro decidiu ignorar a corte portuguesa que o queria de volta Portugal e ficar no país é que começou a se configurar a independência de fato.
“Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”, disse D.Pedro, decisão que apressou a independência do país, pois o ‘Dia do Fico’ foi seguido de diversas medidas que desagradaram a corte portuguesa. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino.
Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o “cumpra-se”, ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência. Durante viagem entre Santos e São Paulo, chegou às mãos de D. Pedro carta do reino em que a corte anulava a Assembléia Constituinte e exigia sua imediata volta a Portugal.
Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou: “Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil. Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México.
ASCOM - PMA

Nenhum comentário:
Postar um comentário