terça-feira, 8 de setembro de 2009

Apodi comemora Dia da Independência do Brasil em Apodi




Bastante prestigiada pela população apodiense que esteve representada por autoridades civis, militar, estudantes, Grupo Desbravadores da Igreja Adventista do 7º Dia, Grupo Demolay dentre vários outros segmentos, a solenidade alusiva ao Dia 7 de setembro Dia da Independência do Brasil, que aconteceu na Praça Francisco Pinto no centro da cidade.

A programação foi iniciada, as 05h00minh da manha com a Alvorada feita pela Banda Municipal de Musica Antonio de Pádua Leite, as 08h00minh a prefeita Maria Goreti da Silveira Pinto (PMDB), e o vice-prefeito Evandro Marinho de Paiva “Vandinho”, juntamente com secretários, assessores e vereadores do município, fez o hasteamento da Bandeira Nacional na Praça Francisco Pinto, com presença da população e varias autoridades.

A prefeita Goreti da Silveira Pinto, em seu pronunciamento falou da Independência do Brasil, sem esquece a historia de Apodi e as conquistas do seu governo que já sinaliza melhoram para quem mora na cidade e no perímetro rural apodiense. “É sempre motivo de orgulho ver a nossa comunidade envolvida e prestigiando nossas solenidades”, comentou a prefeita.

O dia 07 de Setembro é data em que os brasileiros comemoram a Independência do Brasil. A data começou a ser desenhada muito antes, com diversas ações e acontecimentos históricos. Mas foi no dia 9 de janeiro de 1822, quando D.Pedro decidiu ignorar a corte portuguesa que o queria de volta Portugal e ficar no país é que começou a se configurar a independência de fato.

“Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”, disse D.Pedro, decisão que apressou a independência do país, pois o ‘Dia do Fico’ foi seguido de diversas medidas que desagradaram a corte portuguesa. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino.

Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o “cumpra-se”, ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência. Durante viagem entre Santos e São Paulo, chegou às mãos de D. Pedro carta do reino em que a corte anulava a Assembléia Constituinte e exigia sua imediata volta a Portugal.

Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou: “Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil. Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México.

ASCOM - PMA

Nenhum comentário: