sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Prefeita faz entrega de diploma a mulheres participantes de cursos de tapeçaria





A prefeita de Apodi, professora Goreti da Silveira Pinto (PMDB), entregou na manha dessa sexta-feira em solenidade realizada na sede do Centro de Referencia da Assistência Social (CRAS) no bairro Lagoa Seca diplomas para varias alunas de um curso de profissionalização em fabricação de tapetes. As estudantes em sua maioria donas de casa iniciaram o curso em 13 de julho e concluíram em 13 de agosto.


Ainda participaram da entrega dos diplomas, o secretario de Desenvolvimento Social, Laete Oliveira e vários coordenadores do Cras e de outros programas sociais executados no território apodiense pela municipalidade. A solenidade foi presidida pelo coordenador do CRAS, Ismael Simão.

A Prefeitura do Apodi através de suas secretarias vem investindo pesado na realização de cursos profissionalizantes para a população apodiense. Os cursos integram o Plano de Qualificação Profissional que a prefeita Goreti Pinto criou como forma de garantir oportunidade de qualificação para a população ter acesso ao disputado mercado de trabalho.

“Meus alunos tiveram todo o apoio para estudar e por isso conseguiram completar o curso. A maioria entrou para obter uma renda a mais e agora já podem produzir tapetes”, afirmou a professora do curso à artesã Maria Luiza.

A prefeita Goreti Pinto destacou a importância dos cursos profissionalizantes para as mulheres e garantiu continuar investindo no Plano de Qualificação Profissional.

Responsável pela coordenação, articulação e implementação da política pública de assistência social do município de Apodi a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, tem como principais objetivos promover um conjunto de ações de iniciativa pública e da sociedade civil organizada, para atendimento aos cidadãos e grupos que se encontrem em situação de vulnerabilidade social e risco; pertencimento e sociabilidade; exclusão devido à pobreza e/ou acesso as demais políticas públicas; uso de substâncias psicoativas; violência familiar, de grupos e indivíduos.

Através do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, tendo como Coordenador Geral, Ismael Simão, o Cras é um serviço continuado de proteção social básica, desenvolvido nos Centros de Referência da Assistência Social (Casa da Família). Esses centros são espaços físicos localizados estrategicamente em áreas com maior índice de vulnerabilidade e risco social e pessoal. Prestam atendimento sócio-assistêncial, articulam os serviços disponíveis em cada localidade, potencializando, coordenando e organizando a rede de proteção social básica intersetorialmente com políticas públicas e sociais em busca de melhores condições para as famílias.

O município de Apodi já possui um CRAS, que atende uma demanda de famílias que necessitam dos atendimentos oferecidos pelo Programa que se localiza no bairro de Lagoa Seca.


QUEM PODE SER ATENDIDO NO CRAS


• Famílias atendidas pelo Bolsa Família;
• Famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social, principalmente jovens, adolescentes e crianças que apresentem conflitos nas relações familiares e comunitários;
• Idosos em situação de vulnerabilidade social que precisem ter acesso a programas sociais (renda e convívio).
• Pessoas que se encontre em situação de risco devido ao abandono, violência ou processo de marginalização e criminalidade e que não tiveram acesso aos programas sociais.


ASCOM - PMA

Nenhum comentário: