
O Governo do Estado, por meio da Emparn, adquiriu uma miniusina de beneficiamento de algodão, que vai beneficiar os produtores da região do Vale do Apodi. A aquisição da máquina representa um grande avanço na cultura algodoeira de produção familiar, uma vez que proporcionará aos produtores separar a pluma do caroço, agregando valor ao produto. Os agricultores poderão vender a pluma, o produto final, que é comercializado ao preço de R$ 5,50/kg, enquanto a mesma quantidade do algodão com caroço é vendida ao preço de R$ 1,00/kg. Além da comercialização da pluma, obtêm-se os subprodutos extraídos do beneficiamento do caroço da amêndoa, extrai-se o óleo, usado na matriz energética do biodiesel, e os resíduos servem como fonte de proteína para o rebanho. Com isso, aumenta a renda familiar e melhora as condições de vida das famílias.
A miniusina será entregue nesta sexta-feira na cidade de Apodi, onde acontece a terceira etapa do VI Circuito de Tecnologias Adaptadas à Agricultura Familiar, na Estação Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN). Neste ano, o circuito tem como tema "Conservar os Recursos Naturais do Semiárido gerando renda e mais alimentos" e está sendo realizado em seis etapas. A primeira foi realizada em Cruzeta e teve como foco a bovinocultura, superando as expectativas, com 600 participantes; a segunda foi a realização de um seminário em Mossoró, com o tema"Água no semiárido: Conservação e manejo racional"; e a terceira etapa será em Apodi, com foco no uso das oleaginosas - principalmente na atividade algodoeira - e nas culturas alimentares.
De uma maneira geral, as atividades dos circuitos de tecnologias promovidos pela Emparn têm como objetivo levar aos pequenos produtores da agricultura familiar conhecimentos, técnicas e esclarecimentos que contribuam para a otimização da atividade agropecuária desenvolvida por eles. Com um vasto portfólio de pesquisas, informações técnicas e tecnologias apropriadas, a equipe da Emparn utiliza o circuito para fazer uma disseminação desse conhecimento junto aos pequenos produtores, que muitas vezes ainda têm dificuldades em ter acesso a elas. A exemplo dos anos anteriores, o Circuito 2009 da Emparn será executado em parceria com a Emater-RN e conta com o patrocínio do Governo do Estado (por meio da Agricultura, da Pecuária e da Pesca) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Também recebe apoio do Sebrae, Embrapa e do Banco do Nordeste.
As próximas etapas do circuito serão nos dias 24 e 25 de setembro em Ipanguaçu; dias 29 e 30 de outubro, em Pedro Avelino; e 26 e 27 de novembro, em São Gonçalo do Amarante.
De Fato

Nenhum comentário:
Postar um comentário