segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Natal e Mossoró entre as sete maiores cidades do NO e NE

Índice Firjan aponta a cidade de Mossoró em segundo lugar no RN em desenvolvimento


Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN) divulga o resultado da pesquisa Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM).


Entre as 10 primeiras do Norte e Nordeste, Mossoró aparece na frente de Fortaleza, Maceió, Belém, Salvador, sendo a sétima do Norte/Nordeste, com um crescimento comprovado no quesito emprego, renda e saúde, ocupando o segundo lugar no Rio Grande do Norte.


As cidades de destaque do Nordeste foram: Aracaju, Recife, Natal, Teresina, São Luiz, João Pessoa, Mossoró, Belém, Maceió, Fortaleza. Em 2005, Mossoró apareceu como a 501ª cidade do país enquanto que este ano subiu sessenta posições e foi para 441ª. Comparando uma pesquisa com a outra, a cidade subiu nos índices de emprego, renda e saúde, por outro lado caiu no quesito educação.


Porém, deve ser considerado que os dados são de 2006, significa que, entre 2006 e 2009 houve um crescimento nesse setor, inclusive, com o crescimento da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). De acordo com Nilson Brasil, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, o crescimento de Mossoró vem sendo reconhecido. Com destaque para o avanço nas oportunidades no mercado de trabalho.


"Mossoró tem potencial econômico muito grande, é esperado esse tipo de comprovação através de pesquisa", disse. De acordo com estudo da Firjan o crescimento econômico do país em 2006 reduziu a desigualdade do grau de desenvolvimento entre os municípios brasileiros. Em índice calculado pelo segundo ano consecutivo pela entidade, a média nacional de desenvolvimento das cidades subiu 3,47% em 2006 comparado a 2005.


Mesmo com a comprovação desses dados, através de pesquisa, à desigualdade entre os municípios ainda persistem, com um desenvolvimento concentrado nas regiões sul e sudeste. O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal usa no cálculo dados de emprego, renda, educação e saúde enviados pelos municípios ao governo federal.


Terceira no rankingEstando entre as 10 primeiras do Nordeste, a cidade de Natal ocupa a terceira posição do Norte/Nordeste e a primeira no Rio Grande do Norte. Na seqüência fica a cidade de Parnamirim.


Ainda segundo a pesquisa, ocupam a posição das 10 cidades mais desenvolvidas do RN: Natal, Mossoró, Parnamirim, Alto do Rodrigues, Pau dos Ferros, Serra do Mel, Guamaré, Caraúbas, Riacho de Santana e Caicó. Na lista dos piores índices: Taipu, São Pedro, Serra de São Bento, Poço Branco, Pedra Preta, Paraú, Montanhas, Lagoa D'anta, Frutuoso Gomes e Espírito Santo.

Nenhum comentário: