quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Exclusivo: Gestão de água subterrânea da Chapada do Apodi é tema de seminário


Localizada na divisa dos estados do Ceará e do Rio Grande do Norte, a Chapada do Apodi é uma das regiões que exigem gestão compartilhada das águas subterrâneas. Sobre esse tema, a Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realiza na próxima sexta-feira (28), Seminário na sede do Sesi de Mossoró, a partir das 08h30.


O objetivo do evento é fornecer, através dos conhecimentos dos estudos realizados, aos usuários da Região de Apodi uma visão da gestão de água subterrânea na Chapada. A abertura do seminário será feita pelo vice-governador e secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza. “Esse evento será realizado pelo Programa SemiÁrido Potiguar em parceria com órgão de gestão das águas do Ceará”, explicou Iberê.


O vice-governador destacou ainda a importância dos dois estados estarem articulados para a gestão dessas águas, importante fonte de recursos hídricos. Entre os temas discutidos no Seminário, estão o gerenciamento das águas subterrâneas na Chapada do Apodi, os estudos técnicos desenvolvidos na região, proteção e classificação das águas subterrâneas e outorgas dos direitos de usos desses recursos hídricos.


Participarão do Seminário representante do Banco Mundial, Héctor Garduño, representantes da Agência Nacional das Águas (ANA), Ricardo Medeiros de Andrade e Fernando Roberto de Oliveira, além de integrantes da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (COGERH/CE).

Estudo sobre recursos da Chapada do Apodi deverá ser concluído em 2010


A Chapada do Apodi está localizada na divisa entre os estados do Rio Grande do Norte e do Ceará. No Rio Grande do Norte está distribuída em quatro municípios: Apodi, Baraúna, Felipe Guerra e Governador Dix-Sept Rosado. No estado do Ceará está distribuída por cinco municípios: Alto Santo, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Quixeré e Tabuleiro do Norte. A chapada funciona como divisor de águas entre as bacias hidrográficas dos rios Apodi e Jaguaribe.


No seminário desta sexta-feira (28), será apresentado estudo para avaliação das águas subterrâneas da região e proposição de um novo modelo de gestão compartilhada. A análise, que foi iniciada em janeiro de 2009, foi necessária pelo fato da região do Apodi, um dos mais importantes pólos econômicos do Estado, ser marcada pela intensa exploração das águas subterrâneas.

O estudo, executado pelo Consórcio Techne / Projetec, com o acompanhamento da ANA, Semarh e Cogerh (Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará), deverá ser concluído em abril de 2010. O projeto servirá de base para a elaboração de um Marco Regulatório, um documento gerencial que servirá de orientação para o estabelecimento de regras para a proteção, conservação e exploração da água subterrânea de forma sustentável.

Nenhum comentário: