sábado, 22 de agosto de 2009

Políticos apostam na campanha antecipada através da mídia no RN

Wober Júnior, do PPS, apresenta programa na Band e investe na mídia para expor seu nome


Investir na consolidação dos seus nomes na memória do eleitorado potiguar é o objetivo dos políticos que pretendem ser candidatos a algum cargo eletivo em 2010. Para isso, eles apostam no espaço midiático. Rádio, televisão, anúncios em jornais e até mesmo outdoors são meios utilizados pelos pré-candidatos.


O intuito é divulgar suas ações. Alguns pensam nas eleições do próximo ano. Outros já estão de olho em 2012.Dos governadoráveis do Rio Grande do Norte, somente o deputado federal João Maia (PR) ainda não aderiu ao rádio para chegar, principalmente, ao eleitorado do interior, que usa o meio com mais frequência.


A senadora Rosalba Ciarlini (DEM), o vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), o deputado estadual Robinson Faria (PMN) e o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, já estão nas ondas radiofônicas em busca do voto do potiguar na próxima eleição.Os candidatos a uma vaga no Senado também utilizam o rádio para se comunicar com eleitores. Mas, nessa disputa, a exposição midiática ganha outra dimensão.


A governadora Wilma de Faria (PSB), que vai disputar uma cadeira no Senado, conta com o respaldo da propaganda governamental, já que não possui veículos de comunicação, para expor seu nome de forma positiva para a população, o que é natural tendo em vista que a exposição está na divulgação das obras do governo.


Os concorrentes da governadora não ficam atrás. O senador José Agripino (DEM), candidato à reeleição, utiliza o espaço da TV Tropical e da rádio CBN – veículos de sua propriedade – para levar seus pronunciamentos aos eleitores. E o senador Garibaldi Filho (PMDB), concorrente do democrata e da peessebista, tem um jornal diário, uma emissora de televisão e uma rádio ao seu favor.


Além disso, o peemedebista apresenta o “Falando Francamente”, seu programa de rádio, diariamente.Quem pretende lançar candidatura na chapa proporcional também recorre à mídia para consolidar sua candidatura. Os políticos que têm maior eleitorado na capital utilizam, em sua maioria, a televisão.


Entre os vereadores de Natal, Paulo Wagner (PV), Ney Lopes Júnior (DEM), Aquino Neto (PV) e Edivan Martins (PV) possuem espaço cativo na programação da TV local. Dos parlamentares citados, somente Edivan, que foi eleito presidente da Câmara para o biênio 2011-2012, não pretende disputar o cargo de deputado estadual.Na telinha, também estão alguns de nossos deputados estaduais que tentam reeleição.


Gilson Moura (PV) vai ao ar todos os dias com uma participação no programa Patrulha da Cidade, na TV Ponta Negra, com o quadro advogado cidadão. Luís Almir (PSDB) apresenta, na mesma emissora, o 60 minutos, programa herdado da prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), que foi de fundamental importância na sua pré-campanha pela prefeitura.


O novato na televisão é o deputado estadual Wober Júnior (PPS), que estreiou recentemente na Band Natal com o programa “Na boca do mundo”. Esse é só um dos investimentos de Wober em comunicação. O deputado já montou um site, com o mesmo nome do programa, e agora pretende desenvolver uma webrádio na mesma página da internet.Os deputados que possuem maior votação no interior continuam apostando nas rádios.


O deputado Vivaldo Costa (PR) é um exemplo dos parlamentares que apresentam seus respectivos programas diários. Na rádio Caicó, de sua propriedade, o parlamentar dá dicas de saúde faz seus comentários políticos.Os outdoors também são utilizados, nesse período de pré-campanha, para divulgar ações dos nossos políticos.


O presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria (PMN), já está presente nos quatro cantos da cidade, com a divulgação do projeto “Cidadão sem Fome”, de sua autoria. Ao lado dele está o vereador de Natal Maurício Gurgel (PHS), que divulga a aprovação da lei que obriga a instalação de banheiros em bancos.


Quem também resolveu usar o mesmo artifício foi o ex-vereador Salatiel de Souza (PSB), que divulga seu novo programa de TV na Band.MossoróEm Mossoró, os políticos também apostam na mídia para conquistar espaço. O grupo de Rosalba possui uma rede de emissoras de rádio que atingem Mossoró, Areia Branca e Alexandria.


Já a família da deputada federal Sandra Rosado (PSB) possui um jornal diário, uma rádio e controla a TV Mossoró, por meio da fundação Vingt Rosado, embora a emissora devesse ser educativa e sem fins lucrativos.


Novas mídiasOs políticos também apostam em novas mídias para se comunicar diretamente com o eleitor podendo ser questionado pelos “twitteiros”, o que proporciona uma maior interatividade. Poucos políticos do Estado ainda não aderiram á idéia. A governadora, os três senadores e os pré-candidatos ao governo já aderiram á ideia.


O site de relacionamentos Orkut, blogs e outras páginas na internet também fazem parte da estratégia dos pré-candidatos a cargos eletivos para se aproximar dos eleitores.
Fonte: Allan Darlyson

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