segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Iberê participa com ministro do I Grito Nacional da Pesca e Aquicultura


Fotos: Alberto Leandro

Representando a governadora Wilma de Faria, o vice-governador Iberê Ferreira de Souza, participou do I Grito Nacional da Pesca e Aquicultura, neste domingo (30), no município de Caiçara do Norte, juntamente com ministro da Pesca, Altemir Gregolin. O evento reuniu cerca de três mil pescadores, que, por meio de entidades e associações, apresentaram reivindicações da categoria aos representantes do poder público estadual e federal. Algumas estão relacionadas com a extensão pesqueira, acesso às águas públicas e desburocratização do óleo diesel. “Só acredito em gestor que bota o pé na estrada e vai ouvir o pescador, fora do ar condicionado de seus gabinetes”, salientou.

Durante o encontro, Iberê destacou as ações do governo para melhorar as condições de trabalho e favorecer a ampliação da atividade pesqueira no Rio Grande do Norte, como a construção do Terminal Pesqueiro de Natal, que vai gerar mais de 10 mil empregos no setor. “Outra ação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) foi a regulamentação dos açudes públicos para a atividade pesqueira”, disse Iberê, que também se comprometeu com o público a intermediar a luta dos pescadores junto a governadora Wilma de Faria.

“Este evento é um marco histórico e mostra a organização do setor. Esta é a melhor forma de se fazer ouvir. A criação do Ministério da Pesca pelo governo federal garante mais possibilidades de atender às reivindicações de um setor que estava esquecido há mais de 50 anos”, observou Gregolin.


Também compareceram ao evento, representantes da pesca de todo o Brasil, além de prefeitos, deputados estaduais, federais e senadores. No RN, Cerca de 40 mil pessoas vivem diretamente da atividade. O Estado produz 26 mil toneladas de pescado por ano e é o maior exportador de peixe e camarão do Brasil.

Um comentário:

adriano disse...

ñ sou pescador + moro em caiçara do norte. a adorei o protesto. é porque o pobre do pescador sempre é esquecido..........