segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

XAXADO DA SERRA DE LUÍS GOMES É CONTEMPLADO PELO BNB CULTURA



LUIS GOMES – A Prefeitura de Luís Gomes no Alto Oeste Potiguar, visando apoiar a cultura local, inscreveu o projeto GRUPO DE XAXADO DA SERRA na concorrência do Edital BNB Cultural do Banco do Nordeste – BNDES.


O projeto, escrito por Ângela Wilma, foi um dos contemplados, e irá receber o incentivo de R$ 10.000,00 (dez mil reais) para ser investido na aquisição de novos figurinos, acessórios e na realização de um festival de xaxado.


Segundo o prefeito da cidade, Carlos José Fernandes (“Dedezinho”), este projeto vem contemplar o trabalho desenvolvido pelos jovens e adolescentes de Luís Gomes. Ele afirma, ainda, que durante sua gestão buscará – sempre - projetos que visem divulgar e valorizar a cultura no município serrano.


O XAXADO DA SERRA (PETI) de Luís Gomes foi criado em agosto de 2005 e, hoje, conta com a participação, efetiva, de 25 componentes nas faixas etárias entre 12 e 17 anos.


O grupo vem mostrando, através da dança e da poesia, a história do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva (“Lampião”).


“Ao longo dos anos, o projeto tem levado uma das tradições nordestinas (por onde passa) e contribuído, de forma substancial, para enaltecer, por intermédio da cultura, o nome da cidade de Luís Gomes e do estado do Rio Grande do Norte”, enfatizou o prefeito.

Nenhum comentário: