APODI – O Plano de desenvolvimento da Caprinocultura e a Reestruturação da Cadeia Produtiva da Região Oeste serão debatidos durante todo o dia desta sexta-feira no IX Seminário de Caprinocultura da Chapada do Apodi que acontece no Campus do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Apodi.
O evento tem inicio as 08:horas e será promovido pelo Comitê Gestor da Caprinocultura do Oeste Potiguar e contara com o apoio de vários parceiros como a Prefeitura do Apodi via Secretaria de Agricultura e Irrigação, Associação de Fomento a Caprinovinocultura, SEBRAE, Visão Mundial, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Cooperativa da Agricultura Familiar de Apodi (COAFAP), EMATER-RN, PDA Santa Cruz, IFRN Sindicato Rural de Apodi, Sindicato dos Trabalhadores Rurais dentre vários outros importantes parceiros.
A idéia é reunir instituições de pesquisa e de fomento a atividades agropecuárias para troca de experiências e fortalecer a integração já presente junto ao Comitê Gestor da Caprinocultura do Médio Oeste.
O Seminário será aberto às 8 horas, no auditório central do IFRN de Apodi, com o Panorama da Caprinovinocultura do Rio Grande do Norte, Ações do Comitê Gestor da Caprinovicultura da Região Oeste, Apresentação e validação do Plano de Desenvolvimento e reestruturação da Cadeia Produtiva da Caprinovicultura do Oeste.
A região Oeste conta com mais de 409.359 cabeças de caprinos e 532.846 ovinos. O plantel de caprinos no município de Apodi é aproximadamente 25.837 e de ovinos 14.000, sendo que a região da Chapada do Apodi concentra o maior rebanho do território apodiense. Já a produção de leite de cabra é de quase 1.000 litros ao dia.
Criada em 2000 a Associação de Fomento a Caprinovinocultura de Apodi tem sido grande incentivadora na melhoria da produção de feno e de boas praticas de sanidade como orientações aos criadores na busca de um manejo correto para a melhoria da produção.
A prefeita da cidade, professora, Goreti Silveira Pinto, confirmou presença ao evento. Goreti sempre tem apoiado projetos de fortalecimento a Caprinovinocultura e da Agricultura Familiar de Apodi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário