sábado, 5 de dezembro de 2009

João Maia e Robinson Faria podem seguir caminhos diferentes em 2010


João Maia, presidente do PR e o até agora aliado Robinson Faria ensaiam caminhos diferentes


Depois do fracasso da Unidade Potiguar – grupo formado pelos deputados federais Henrique Eduardo (PMDB) e João Maia e o deputado estadual Robinson Faria (PMN) -, que não conseguiu unir a base governista em torno de uma candidatura unificada ao governo do Estado, João Maia e Robinson, pré-candidatos à sucessão estadual, começam a dar mostras de que a união dos dois pode não ser confirmada para as eleições de 2010.

Enquanto Robinson está com as relações abaladas na base da governadora Wilma de Faria (PSB), João Maia tem tido conversas frequentes com o vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), candidato de Wilma ao governo em 2010. De acordo com uma fonte ligada ao PMN, o deputado estadual está próximo de firmar aliança com o Democratas, podendo, inclusive, ser o vice na chapa encabeçada pela senadora Rosalba Ciarlini (DEM).Robinson tem adotado a lei do silêncio.

Diante da confirmação do apoio de Wilma a Iberê, o deputado resolveu não se manifestar. As conversas do parlamentar têm sido, segundo a fonte, diretamente com o senador José Agripino, presidente estadual do DEM.A fonte disse ainda que Robinson tem grande afinidade com Wilma de Faria e que, mesmo se for para a oposição, votará na chefe do executivo estadual para o Senado.

Segundo as informações obtidas pela reportagem, o que Robinson não consegue digerir é o apoio a Iberê, que não está bem posicionado nas pesquisas de opinião.Já João Maia, que tem uma aliança com política com Faria, está cada vez mais próximo do vice-governador. Iberê já não esconde que o republicano seria o vice ideal para sua chapa.

Os dois estão próximos de firmar união para 2010. A afinação entre eles tem crescido com o decorrer das conversas.Durante a solenidade de anúncio do início da melhoria das estradas do Rio Grande do Norte, ontem, em Natal, Iberê elogiou a atuação de João Maia em prol do Estado. “Eu não vou nem elogiar pra não dizerem que estou agradando pra pedir o apoio dele.

Mas, as importantes obras do Ministério dos Transportes no RN, todas têm o dedo de João Maia", declarou o vice-governador.Unidade PotiguarCriada para unificar a base do presidente Lula (PT) no Rio Grande do Norte, a Unidade Potiguar teve seus objetivos frustrados devido às divergências entre os pré-candidatos ao governo.

Depois de cogitada a possibilidade de lançamento de uma candidatura de terceira via, Henrique foi o primeiro a abandonar o grupo, justificando que seu interesse era unificar a base, diferente do que estava acontecendo.

Mesmo com o afastamento de Henrique, João Maia e Robinson Faria continuaram com a aliança, sustentando a possibilidade de lançamento de uma chapa independente do governo e da oposição, para disputar a sucessão da governadora.

A afinação dos dois começou a definhar com as linhas de conversas que eles estão tendo para 2010. Robinson está mais próximo de firmar aliança com a oposição. João está perto de fechar acordo com o governo.
Fonte: Allan Darlyson Postado por Eliesio De Bom

Nenhum comentário: