quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Papa pode beatificar João Paulo II em 2010

Bento XVI



O Papa Bento XVI poderá beatificar João Paulo II no próximo dia 16 de outubro, aniversário de sua eleição como o primeiro pontífice polonês, em 1978, revela nesta quarta-feira a revista italiana Panorama.Segundo a publicação, o Vaticano vai solicitar oficialmente à Itália que proclame a data da beatificação do primeiro Papa polonês como "dia especial", já que mais de um milhão de pessoas devem ir ao Vaticano para a ocasião.


A Panorama revela ainda que no dia 16 de outubro de 2010, um sábado, aniversário da eleição de Karol Wojtyla para o trono de Pedro, os restos mortais de João Paulo II poderão ser levados da cripta para a nave esquerda da basílica de São Pedro.


Bento XVI pretende assinar, nos próximos dias, um decreto reconhecendo as "virtudes heróicas do Servo de Deus" João Paulo II, primeiro passo para a beatificação. Em novembro passado, a Congregação para a Causa dos Santos aprovou as "virtudes heróicas" de João Paulo II.Em seguida, haverá a última etapa antes da beatificação propriamente dita, com o exame do "milagre" atribuído a João Paulo II, no caso o da freira francesa Marie Simon-Pierre, da Congregação das Pequenas Irmãs das Maternidades Católicas, curada do Mal de Parkinson em 2005.


Este caso passará por uma comissão médica, outra comissão de teólogos e, finalmente, por uma comissão de bispos e cardeais. Bento XVI então deverá autorizar à Congregação para as Causas dos Santos a promulgação do decreto que reconhece o milagre atribuído ao Papa polonês, que poderá ser beatificado.


Karol Wojtyla seria assim beatificado pouco mais de cinco anos após sua morte, um prazo inferior ao da Madre Teresa de Calcutá (1910-1997), que foi de seis anos após sua morte. O processo de beatificação foi iniciado por Bento XVI dois meses após a morte de João Paulo II, em 2 de abril de 2005, um prazo considerado excepcionalmente curto.

Nenhum comentário: