quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Vereador denuncia constante falta de água em Patu





Os moradores do município de Patu no Médio Oeste vêm enfrentando problemas relacionados ao abastecimento de água em suas residências, a mais de dois anos e a Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) tem se mostrado impotente para resolver o grave problema.


A população mais carente é que sente na pele o sofrimento de trabalhar o dia inteiro, chegar em casa, e não poder se quer tomar um banho. Mas o vereador e Presidente da Câmara Municipal de Patu, Alexandrino Suassuna “Xanxan”, mostrou preocupação com o grave problema na ultima Sessão Ordinária e já que a CAERN não tem resolvido o problema da falta de água, cobrou da Prefeitura de Patu que disponibilizasse carros pipas para abastecimento de água do Conjunto Habitacional Nova Patu, e em razão do descaso, resolveu contratar carros pipas e pagar com recursos próprios, e hoje junto aos moradores do referido Conjunto distribuiu água com a população que vem sofrendo há mais de dois anos com a falta d'água.


O presidente Alexandrino Suassuna também recebeu o apoio da vereadora Lourdes Leão que também cobra providencia em regime de urgência dos Poderes Público Municipal e Estadual para resolver o impasse.


“Já cobramos melhorias no abastecimento de água de Patu junto a CAERN e nada foi feito”, comentou Xanxan Suassuna.


O município de Patu fica no Médio Oeste e conta com mais de 12 mil habitantes que diariamente vem enfrentando dificuldades para ter acesso à água potável. A população reclama que quando raramente aparece água esta é pouca e não chega a toda a cidade. A Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) reconhece a dificuldade e informa que busca uma solução no setor de engenharia, mas ate o momento não resolveu o problema que tem ganhado maiores dimensões.


Uma das áreas mais prejudicadas na cidade é o Conjunto Nova Patu que dispõe de aproximadamente 500 casas. Os moradores denunciam que além de pouca a água que chega às torneiras é de péssima qualidade. O sistema que abastece a cidade é alimentado com água pela Adutora Arnóbio Abreu, que capta água no rio Piranhas/Açu na região de Jucurutu. Esta mesma adutora abastece as cidades de Triunfo Potiguar, Campo Grande, Janduís, Messias Targino e, finalmente, Patu, que fica na parte mais elevada de todo o trecho, o que dificulta o bombeamento.

Nenhum comentário: