Os moradores do município de Patu no Médio Oeste vêm enfrentando problemas relacionados ao abastecimento de água em suas residências, a mais de dois anos e a Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) tem se mostrado impotente para resolver o grave problema.
A população mais carente é que sente na pele o sofrimento de trabalhar o dia inteiro, chegar em casa, e não poder se quer tomar um banho. Mas o vereador e Presidente da Câmara Municipal de Patu, Alexandrino Suassuna “Xanxan”, mostrou preocupação com o grave problema na ultima Sessão Ordinária e já que a CAERN não tem resolvido o problema da falta de água, cobrou da Prefeitura de Patu que disponibilizasse carros pipas para abastecimento de água do Conjunto Habitacional Nova Patu, e em razão do descaso, resolveu contratar carros pipas e pagar com recursos próprios, e hoje junto aos moradores do referido Conjunto distribuiu água com a população que vem sofrendo há mais de dois anos com a falta d'água.
O presidente Alexandrino Suassuna também recebeu o apoio da vereadora Lourdes Leão que também cobra providencia em regime de urgência dos Poderes Público Municipal e Estadual para resolver o impasse.
“Já cobramos melhorias no abastecimento de água de Patu junto a CAERN e nada foi feito”, comentou Xanxan Suassuna.
O município de Patu fica no Médio Oeste e conta com mais de 12 mil habitantes que diariamente vem enfrentando dificuldades para ter acesso à água potável. A população reclama que quando raramente aparece água esta é pouca e não chega a toda a cidade. A Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) reconhece a dificuldade e informa que busca uma solução no setor de engenharia, mas ate o momento não resolveu o problema que tem ganhado maiores dimensões.
Uma das áreas mais prejudicadas na cidade é o Conjunto Nova Patu que dispõe de aproximadamente 500 casas. Os moradores denunciam que além de pouca a água que chega às torneiras é de péssima qualidade. O sistema que abastece a cidade é alimentado com água pela Adutora Arnóbio Abreu, que capta água no rio Piranhas/Açu na região de Jucurutu. Esta mesma adutora abastece as cidades de Triunfo Potiguar, Campo Grande, Janduís, Messias Targino e, finalmente, Patu, que fica na parte mais elevada de todo o trecho, o que dificulta o bombeamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário