sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Mais de 80 mil alunos do RN fazem Enem a partir de sábado


A apenas dois dias do início das provas do Enem, que serão realizadas sábado e domingo, professores de escolas de Ensino Médio recomendam aos 87.820 mil estudantes inscritos no exame no Rio Grande do Norte atenção redobrada no formato do certame que é muito diferente do vestibular e que se abstenham totalmente de entrar na folia durante o Carnatal que começa amanhã e termina no domingo.

"Se ele está pensando em ingressar no ensino superior através do Enem nem pode pensar em folia, sob pena de sofrer uma grande decepção porque o modelo do novo Enem é completamente diferente do Vestibular e exige muita atenção e concentração do vestibulando, o que não seria possível se ele se envolvesse com os dias de folia.
É uma mistura que não combina, não dá para conciliar as duas coisas", recomendou o professor de geografia, Pablo Bellot, lembrando também que, ao contrário da "decoreba" comum dos vestibulares, a prova do Enem inclui muitas imagens e gráficos e faz comque o aluno pense, raciocine e formule respostas de acordo com o que aprendeu e vivenciou, exigindo ainda mais atenção.

Com um formato diferente, o modelo do novo Enem prioriza a avaliação das habilidades e competências dos estudantes, contextualizando as situações. Para o professor Pablo, os alunos terão pela frente situações novas integrando várias disciplinas numa mesma questão. Para o professor Diego Riogrande é preciso também que o aluno tenha consciência de que a prova é longa.
São 45 questões por área, somando 90 por dia para responder em quatro horas e meia. No segundo dia terá uma hora a mais devido ao acréscimo da redação. Outra diferença que o estudante vai estranhar é com relação ao número de respostas que serão cinco, diferente do vestibular da UFRN que há mais de 10 anos optou por quatro alternativas.

Para a candidata do Enem e aluna do colégio Contemporâneo, Priscila Penido, 17 anos, que fez o vestibular da UFRN para o curso de arquitetura, o novo exame lhe dará chances de ingressar em uma faculdade particular através do ProUni.
Ela disse que não vai ao carnatal e vai se concentrar nas vésperas para o exame. É o mesmo caso de Bárbara Costa, 18, que pretende ingressar no curso de Direito da UFRN. "Mas, se não for aprovada, vou utilizar as notas do Enem na Uern. E se a nota for boa, pretendo tentar ainda por três anos ingressar na USP ou na PUC que é o meu sonho", disse ela.

Desistência
Em meio a um grupo de alunas do Colégio Contemporâneo, a reportagem encontrou alguém que resolveu desistir do Enem em função do carnatal. Ela é Renata Macedo, 17 anos, que desistiu do exame porque não se preparou como deveria para a prova nem vai utilizar as notas em processo seletivo de nenhuma faculdade. "Prefiro aproveitar o carnatal este ano e, no próximo, concentrar mais nos estudos e nos projetos de vida", disse ela.

Serviço
Horários do Enem (Hora de Natal
Sábado: 12h às 16h30 Domingo: 12h às 17h30
Resultado: Com as mudanças no cronograma, devido ao vazamento da primeira versão da provas, os resultados previstos para o dia 8 de janeiro de 2010 poderão ser atrasados em até um mês.

Nenhum comentário: