Conselho de padre deve ser seguido pelos fiéis e partindo desse ponto, o padre Flávio Augusto aconselha: as próximas duas semanas são um ótimo momento para conhecer ou reencontrar cidade de Mossoró, localizada a 285 km de Natal.
A explicação é simples. A partir de amanhã, tem início mais uma festividade em comemoração à Santa Luzia, padroeira da cidade, com missas, procissões, shows e, neste ano, com algumas novidades. Tudo, para celebrar a fé e homenagear a cultura mossoroense.
Padre Flávio Augusto fala sobre o momento especial da festa da padroeira de Mossoró
“Convido os mossoroenses que vivem em Natal ou em outras cidades para voltarem neste momento, pois é a melhor época para reencontrar a cidade.
Para quem já conhece, temos neste ano algumas novidades e para aqueles que nunca estiveram em Mossoró nos festejos de Santa Luzia, aconselho irem este ano, pois é um momento especial da cidade”, aconselha o padre Flávio Augusto, pároco da catedral de Santa Luzia.
Em 2009, a festa começa amanhã, com um show do cantor local Dunga e a participação da prefeita da cidade, Fafá Rosado, e da governadora do Estado, Wilma de Faria. No primeiro dia de festa, haverá também uma homenagem ao Monsenhor América, falecido neste ano.
“Ele foi uma pessoa que elevou o nome da festa a partir dos anos 80, fazendo-a se tornar um grande momento de fé na região”, conta o padre Flávio.A principal novidade neste ano ocorre só na noite entre os dias 12 e 13, com a “motorromaria”.
“Motoqueiro tem igual a água em Mossoró e vamos contar com eles para distribuir pelas periferias da cidade 13 velas grandes, que serão acesas para celebrar a fé nas regiões mais carentes. Enquanto isso, a cantora Joana se apresenta em frente à Catedral, onde ocorre também uma missa ao final dessa motorromaria”, explica o padre Flávio.
Outra novidade é a volta das barracas à praça da Catedral. Nos últimos anos, elas foram deslocadas para as ruas próximas, mas neste ficarão mais próximas.
Apesar das novidades, a arquidiocese de Mossoró também aposta em momentos já consagrados dos festejos, como o concurso “A Mais Bela Voz”, que acontece entre os dias 3 e 6, e o Oratório de Santa Luzia, do dia 7 ao 13.
“O concurso da mais bela voz já acontece há 42 anos e desta vez começou em julho, com eliminatórias pelas cidades da região. Se apresentam em Mossoró somente os finalistas da disputa”, explica.
No dia 13, tem a procissão de Santa Luzia, que atrai cerca de 100 mil pessoas. Este, é talvez o momento mais aguardado da festa, quando fiéis de várias cidades próximas chegam a Mossoró para celebrar a fé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário