terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Município sedia audiência para discutir estudos ambientais de Santa Cruz

Discussão sobre impacto ambiental do projeto de irrigação da Barragem de Santa Cruz



Representantes de vários segmentos da sociedade organizada apodiense vão participar amanhã, na Casa da Cultura Popular de Apodi "Escritor Walter de Brito Guerra", de uma Audiência Pública para discutir os estudos ambientais do Projeto de Irrigação da Barragem de Santa Cruz para a Chapada do Apodi.


O evento terá início às 9h da manhã. A organização da Audiência cabe à Prefeitura do Apodi, via Secretaria de Agricultura e Irrigação, que já enviou convite para cerca de 200 representantes de entidades e autoridades do município e região. Além das autoridades de Apodi, o evento ainda contará com a presença de diretores e engenheiros do Instituto de Desenvolvi mento e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA), e do diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Elias Fernandes Neto, além de representantes do Ministério Público. A prefeita Goreti Silveira Pinto já confirmou presença.


As obras do projeto de irrigação das terras da Chapada do Apodi estão caminhando para se tornar realidade. O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), que está em fase de conclusão, serão apresentados durante a audiência que acontece nesta terça-feira.A previsão é de que as obras de implantação do Projeto de Irrigação de Santa Cruz sejam iniciadas no primeiro semestre de 2010.



Essa obra será bancada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. O projeto terá três mil hectares em sua primeira etapa, com recursos programados no valor de R$ 150 milhões. Quando concluído, o projeto de aproveitamento da água de Santa Cruz deve proporcionar a oferta de produtos agrícolas de alto valor agregado e a geração de 10 mil empregos, entre diretos e indiretos.


A obra foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) pelo Governo Federal, atendendo pleitos do senador Garibaldi Alves Filho e deputado federal Henrique Eduardo Alves, que trataram do projeto diretamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.Com a realização da primeira etapa, serão garantidos dez mil empregos diretos, número que garantirá o início da redenção econômica de toda a região da Chapada do Apodi.



A barragem de Santa Cruz terminou de ser construída em dezembro de 2001 e foi inaugurada dia 11 de março de 2002. Só perde em tamanho para a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no Assú. A barragem foi construída em parceria entre os Governos do Estado e Federal e conta com uma capacidade de reserva da ordem de 600 milhões de metros cúbicos, com um potencial de irrigação de 9.236 hectares na Chapada do Apodi e capacidade de impulsionar a fruticultura irrigada no Vale do Apodi.



A prefeita de Apodi, Goreti Pinto, está bastante otimista com a inclusão do projeto de irrigação das terras apodienses no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) para a edição de 2009. "Graças ao apoio do nosso senador Garibaldi e do deputado Henrique Alves, a nossa Chapada do Apodi se transformará em um celeiro de oportunidades para os nossos produtores rurais", comemora Goreti Pinto, que sempre tem viajado a Brasília e em busca de recursos federais e cobrado empenho da bancada federal.


O Projeto de Irrigação das terras da Chapada do Apodi foi uma das promessas de campanha de Goreti Pinto. A prefeita sempre viu no projeto uma saída para o combate ao desemprego em seu município.

Nenhum comentário: