terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Vivaldo acredita que João Maia será vice de Iberê




O deputado estadual Vivaldo Costa (PR) declarou, nessa manhã, em Caicó, que acredita na participação do deputado federal João Maia, presidente estadual do PR, como vice da chapa que será encabeçada pelo vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB). “Tudo faz crer que João Maia vai apoiar Iberê, porque é o candidato do nosso sistema”, avaliou o deputado.
Para o republicano, a Unidade Potiguar (UP) – grupo formado pelos deputados federais João Maia e Henrique Eduardo (PMDB) e o presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria (PMN) – perdeu completamente a força que tinha e já não tem condições de lançar uma candidatura competitiva de terceira via. “A Unidade Potiguar está arquejando”, definiu. Vivaldo prevê que a disputa pelo governo será polarizada entre as candidaturas de Iberê Ferreira e da senadora Rosalba Ciarlini (DEM).
O deputado não vê chances de surgir um nome que encare a democrata e o socialista na disputa. Claramente, Costa demonstra que estará no palanque de Iberê em 2010, da forma como sempre desejou. Desde o início das conversas sobre a possibilidade de terceira via, antes defendida por João Maia e agora descartada, Vivaldo foi contrário à ideia. O deputado dizia que pretende continuar empunhando sua bandeira vermelha, lutando contra o lado verde da política potiguar, representado pelo PMDB.

Além da previsão sobre o futuro da base do governo, Vivaldo Costa também analisou a formação da chapa oposicionista. O parlamentar teme que o deputado Robinson Faria seja confirmado como vice da senadora Rosalba Ciarlini em 2010. Apesar de fazer parte do governo, Robinson tem se mostrado mais próximo do sistema de oposição.Nos últimos meses, o presidente da AL tem se afastado das conversas políticas devido ao enfrentamento de problemas pessoais. Lideranças do grupo do parlamentar já começaram a admitir a inviabilidade da candidatura dele ao governo por causa da fase difícil pela qual o parlamentar está passando. Enquanto uns cogitam o nome de Faria para vice da candidata democrata, outros apostam que o deputado tentará reeleição.
Disputa pelo Senado

O deputado do PR também fez uma avaliação sobre a disputa pelo Senado. Atualmente, de acordo com as pesquisas de opinião, o senador Garibaldi Filho (PMDB) é o preferido do eleitorado, seguido pelo senador José Agripino (DEM). A governadora Wilma de Faria aparece em terceiro, ainda distante dos dois líderes.

Eleitor de Wilma de Faria na corrida por uma das duas vagas que o Estado irá renovar no Senado em 2010, Vivaldo lembrou do crescimento que a socialista tem no processo eleitoral. O segundo voto do parlamentar deverá ser do senador José Agripino (DEM). “Wilma cresce muito numa campanha, mais do que os outros candidatos”, finalizou.

Nenhum comentário: