segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Iberê pleiteia novos investimentos do Banco Mundial no RN




Em reunião com representantes do Banco Mundial (BIRD), o vice-governador e secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza, apresentou as potencialidades do Rio Grande do Norte e pleiteou, junto à comitiva, novos investimentos para o Estado. O encontro foi realizado na noite deste domingo (25), no Hotel Quality Natal.

“Os projetos financiados pelo Banco Mundial hoje no RN são modelo para o nosso país, por isso temos condições de pleitear novos investimentos, agora em outras áreas”, comentou Iberê. De acordo com ele, o Governo quer fortalecer a parceria com o BIRD, através da criação de novos programas no Estado.

Iberê ressaltou algumas das características do RN, como economia diversificada, turismo e energia. Como exemplo das potencialidades do Estado, a escolha do RN como uma das sedes da Copa 2014, projeto apresentado na reunião deste domingo pelo secretário estadual de Turismo Fernando Fernandes. Ele apontou para as prioridades do Governo do Estado na preparação para receber jogos da Copa do Mundo 2014: segurança, saúde, turismo, comunicação, transportes e infraestrutura.

Laura Tuck, diretora de Departamento de Desenvolvimento Sustentável para América Latina e Caribe, falou da possibilidade de novos investimentos no RN por parte do Banco Mundial. “A intenção do banco é de financiar novos projetos, estamos debatendo agora quais serão as áreas de atuação”, disse.

O Banco Mundial investe 30 milhões de dólares no programa de Redução de Pobreza Rural – Programa Desenvolvimento Solidário, executado pela Secretaria estadual de Trabalho, Habitação e da Assistência Social (Sethas) e mais 60 milhões de dólares no programa Semiárido Potiguar, executado pela Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), totalizando 90 milhões de dólares investidos só no Rio Grande do Norte.

Antes do encontro, a comitiva visitou projetos do Rio Grande do Norte financiados pela instituição e executados pelo Governo do Estado. Dentro das ações do Projeto de Redução da Pobreza Rural/ Programa Desenvolvimento Solidário, a comitiva conheceu a experiência da Associação Algas e Pescados Pitangui, na praia de Pitangui, e da Associação de Artesãs de Massaranduba, em São Gonçalo do Amarante. Os dois projetos são desenvolvidos apenas por mulheres.

Nenhum comentário: