quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Mineiro diz que PT está à disposição de Iberê

Fernando Mineiro garante que partido quer aliança com PSB para 2010



Certo de que o candidato ao governo da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Rio Grande do Norte será o vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) é a favor da proximidade do seu partido com o governadorável.



A estratégia de firmar pré-acordos em torno de sua candidatura, anunciada por Iberê, agradou ao petista.O deputado disse, na manhã de hoje, em entrevista ao CORREIO DA TARDE, que o PT está aberto para começar as conversas no intuito de firmar um pré-acordo com o vice-governador para as eleições de 2010.



“Na minha visão, o candidato da base ao governo é Iberê. Ele, assim como Rosalba pela oposição, só não será candidato se não quiser. E como já anunciou que é o candidato, será ele”, ponderou.Mineiro destacou que uma provável reunião do diretório do PT com o socialista será pautada prioritariamente com conteúdo programático.



“Nós (PT) participamos do governo Wilma de Faria e temos uma aliança com o PSB. A tendência é a continuidade desse caminho”, destacou o parlamentar.No entanto, Fernando Mineiro ainda não confirmou apoio à candidatura do vice-governador devido à falta de conversas concretas do PT com o PSB nesse sentido. “Minha posição será a que for adotada pelo PT. Já houve conversas de membros do partido individualmente com o vice-governador.



Ainda falta o contato institucionalizado. Mas estamos abertos para começarmos as conversas”, garantiu.O petista ainda comentou as divergências entre os partidos aliados que fazem parte da base nacional do governo Lula. Mineiro lamentou o momento de divisão vivido pelas siglas lulistas. Porém, assegurou que tentará unir o grupo.



“Gostaria que os partidos que apoiam Lula se unissem no Estado. Acho muito difícil pelo momento de divisão que vive a base hoje. Mas não é impossível que haja um entendimento”, avaliou.Sobre a dificuldade da composição do PT com o PSB, devido à candidatura do deputado federal Ciro Gomes (PSB) à presidência da república contra a ministra Dilma Rousseff (PT), o deputado informou que está acompanhando as discussões nacionais de perto e acredita na união das duas siglas.



“A candidatura de Ciro legítima, mas gostaria que ele viesse para o palanque de Dilma”, afirmou.MajoritáriaAo avaliar a possibilidade de o PT compor a majoritária com o PSB, Mineiro adiantou que defenderá, na reunião do diretório, que o partido pleiteie uma vaga de candidato a senador na chapa governista, ao lado da governadora Wilma de Faria (PSB).



“No atual quadro, já que Garibaldi demonstra preferência pela candidatura de Rosalba para o governo, eu defendo que o PT indique o nome do segundo senador da chapa”, declarou.AvaliaçãoO parlamentar também fez uma avaliação positiva do governo Wilma de Faria. Ele considerou os avanços em infraestrutura, a implementação de políticas sociais e a valorização de uma parcela dos servidores públicos os pontos positivos da gestão socialista.



As áreas de saúde, educação e segurança foram consideradas deficitárias pelo deputado, apesar de, segundo ele, os investimentos terem aumentado no atual governo. “Esses são problemas históricos e de caráter nacionalizado.



Há uma dificuldade de gestão. A rotatividade de secretários da gestão das pastas (correspondentes a cada área) também contribuiu negativamente para a conquista de resultados”, concluiu.
Fonte: Allan Darlyson

Nenhum comentário: