segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Apodi toma medidas que preservam interesses do funcionalismo e da população

Marlice Lopes Finanças


APODI – As medidas de contenção de despesas, anunciadas pela Prefeitura de Apodi no Médio Oeste Potiguar, mantêm e ampliam ações de austeridade econômica decretadas pela municipalidade em relação à crise econômica mundial e os reflexos no Brasil, em especial no que se refere aos repasses do governo federal aos municípios, como é o caso do Fundo de participação dos Municípios (FPM) que tem caído constantemente e gerado problemas administrativos para vários prefeitos de todo o país.




A informação é da secretária municipal de Finanças, Marlice Lopes, ressaltando que o Executivo, esta se precavendo e instituindo redução de despesas, mantidas e ampliadas, em decreto, cujos objetivos são manter o pagamento dos funcionários em dia e continuar oferecendo bons serviços básicos à população e ainda fazer uma reserva de investimentos em alguns setores da esfera administrativa.Segundo ainda Marlice Lopes, o Executivo local previu que seria um ano difícil, marcado pela queda de arrecadação, esta saindo na frente e estabeleceu metas para equilibrar as contas, como forma de honrar seus compromissos.




A Prefeitura do Apodi vem recebendo assessoria da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Famurn) e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) que vem orientando aos prefeitos a adotarem medidas de contenções de despesas. A maioria dos municípios do Médio e Alto Oeste está enfrentando dificuldades, a ponto de alguns chegarem ate a atrasar salários, demitir pessoal e reduzir a prestação de serviços públicos.




Em Apodi, por conta de medidas de precaução em relação à crise, a Prefeitura do Apodi, vem mantendo a folha de pagamento em dia e já anuncia que os mais de 1.000 servidores do município recebem seus proventos ainda nessa semana. “As dificuldades são grandes, mas com a redução de despesas, estamos conseguindo manter o equilíbrio nas contas”, comentou a prefeita Goreti da Silveira. As medidas tomadas pelas Secretarias de Administração, Planejamento e de Finanças, respectivamente, impõe mais um esforço no sentido de chegar ao fim do exercício de 2009 com as contas e os salários de todos os funcionários em dia.




As medidas de contenção de despesas vão ao encontro dos interesses dos funcionários, prestadores de serviço, fornecedores e da população, pois foram decretadas com a finalidade de preservar os interesses de todos os apodienses.A Assessoria de Comunicação Social da municipalidade informa que, apesar das restrições financeiras, a prefeitura vem investindo na aquisição de veículos para o serviço público, na compra de equipamentos, em melhorias de prédios da administração e a implantação do Plano de Cargos Carreira e Salários, garantindo mais condições e salários dignos aos professores do município.




“implantamos medidas de austeridade econômica, mas preservamos os interesses da comunidade e do funcionalismo, mantendo o essencial para o funcionamento da administração”, concluiu Marlice Lopes.



Fonte: Ascom Prefeitura Apodi

Nenhum comentário: