sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Avião da FAB desaparecido tinha tripulante com família no RN



Um dos tripulantes da aeronave C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB), desaparecida na manhã de ontem durante um vôo entre Cruzeiro do Sul (AC) e Tabatinga (AM), é casado com uma mulher residente em Natal e se mudaria nesta sexta-feira para a cidade. A informação foi confirmada ontem, à reportagem do Diário de Natal, por uma pessoa ligada à família que não quis se identificar.

O militar é tenente e piloto da FAB, mas não se sabe se ele estava no comando da aeronave durante o voo. A fonte diz que o oficial tem esposa e uma filha na capital potiguar, e que o Comando da Aeronáutica já repassou a notícia aos familiares. A Força Aérea Brasileira (FAB) ainda não confirmou a informação. Durante toda a madrugada equipes da FAB procuravam pelo avião.

Dois helicópteros H-60 Blackhawk e um avião C-105 Amazonas da FAB estavam envolvidos nas buscas. A área entre as duas cidades compreende a terra indígena do Vale do Javari, onde as únicas presenças humanas são do destacamento de fronteira do Exército Brasileiro e de povos indígenas. Além do tenente que tem família em Natal, a aeronave tinha 10 pessoas a bordo. Elas participavam de ação de vacinação do Ministério da Saúde.

O avião pertence ao 7º Esquadrão de Transporte Aéreo e tem capacidade para transportar 14 pessoas e quatro tripulantes. Entre os prováveis viajantes estavam seis profissionais da Fundação Nacional de Saúde (Funasa); uma servidora da prefeitura de Atalaia do Norte, município amazonense; um piloto, um co-piloto e dois mecânicos.

Mas o Comando da Aeronáutica ainda não confirmou oficialmente a lista de passageiros. O modelo C-98 Caravan foi desenvolvido no início dos anos 80 nos Estados Unidos para transporte de pequenas cargas e passageiros em curtas distâncias. No Brasil é utilizado desde 1987 em tarefas de apoio, utilitárias e de evacuação aeromédica. Também é usado pelo Correio Aéreo Nacional e em ações cívico-sociais do Exército Brasileiro.

Nenhum comentário: