quinta-feira, 30 de julho de 2009

Secretário Ivanildo fala sobre melhorias na saúde de Apodi


O secretário Ivanildo Lima, conversou com Blog falando de sua pasta, a da saúde, uma das mais complexas de nossa cidade, no entanto também uma das mais procuradas pela população carente de Apodi.
Ele iniciou falando de suas dificuldades da estrutura da secretaria, já que as instalações são herança da antiga fundação SESP, tendo prédios sem estruturas, veículos sucateados, alguns sem nenhuma condição de funcionamento, que aos poucos têm sido recuperados.

Já nesse primeiro semestre segundo o secretário, foram adquiridas duas Kombis, e mais um veiculo tipo Sprint que faz o transporte de pacientes de alta e média complexidade até Natal e outras cidades, já que antes os mesmos eram transportados de forma amontoada em uma ambulância.

Um ponto destacado pelo secretário foi a reativação da clínica de olhos, já que a população carente, sofria muito com a ausência da mesma, oferecendo, também nestes primeiros seis meses o número de exames como tomografia, entre outros que teve o número triplicado praticamente.
Sobre os projetos da secretaria de melhoramento, Ivanildo disse que uma outra Kombi já foi adquirida para a vigilância em saúde do município junto a Comissão Intergestores Bipartit com o propósito de melhorar a atuação do profissionais, destacando a criação do NASF – Núcleo de apoio a saúde da família, com profissionais como, psicólogos, fisioterapeuta, farmacêutico entre outros além de ampliação do CAP´s que hoje conta com uma grande equipe que atende diariamente toda a população como, farmacêuticos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, psicopedagogos, educadores físicos, equipe de apoios além de artesãos que desenvolvem atividades junto aos pacientes.

Ivanildo ainda trouxe uma boa notícia concernente a um consórcio que está sendo formado com outras prefeituras da região, para que sejam realizadas no Hospital Regional de Apodi, cirurgias eletivas: hérnias, vesículas, entre outras, isso em parceria com o governo do estado, isso que segundo ele tem demorado um pouco, mas que se não houver uma sinalização positiva do projeto por parte dos demais, a prefeitura irá iniciar de forma individual as cirurgias, que devem ser realizadas na APAMI local.

Com relação a APAMI, maternidade Claudina Pinto o secretário nos informou que está sendo feito um repasse emergencial a mesma no valor de 50 mil reais, isso em um prazo de 180 dias, quando deve ser feito um convênio definitivo com a entidade, que ele considera uma das mais importantes de nossa cidade.

Perguntado sobre como a secretaria tem visto a questão da gripe suína e como Apodi estaria preparado para uma possível epidemia, ele afirmou que todos estão em alerta, fazendo campanhas educativas, para isso trará a Apodi um infectologista que falará não só da Inflenza A, como também de outras doenças infectológicas, como também estarão indo amanhã toda uma equipe para Mossoró para um treinamento sobre a gripe suína.

“Hoje quem visita a secretaria ver que os serviços estão descentralizados” disse Ivanildo, destacando a autonomia que recebe do poder público, e que os profissionais da secretaria, têm a mesma autonomia, fazendo com que a população seja atendida sem que tenha que passar tudo pelo secretário destacou ele ainda.

Sobre as cobranças dos vereadores da sua prestação de contas Ivanildo disse que estará nesta quinta prestando um relatório ao Conselho Municipal de Saúde, na Câmara Municipal em Audiência Pública.

“Não vou dizer que a saúde de Apodi está excelente, ainda há muitos gargalos a serem enfrentados,entretanto estamos tentando através de parcerias melhorar a cada dia o nosso atendimento a população, que merece um atendimento universal, integral e equanime”, finaliza Ivanildo.

Nenhum comentário: