segunda-feira, 27 de julho de 2009

Elias afirma que apoio ao governo será definido após escolha ao senado


Vice-presidente do PMDB afirma que apoio a candidato ao governo em 2010 ainda não está definido.

Por Marília Rocha
A escolha do candidato ao governo nas eleições de 2010 ainda não está definida pelo PMDB, segundo declaração do vice-presidente do partido, Elias Fernandes ao Jornal 96, na manhã desta segunda-feira (27). Ele conta que o partido deve definir o candidato pelas alianças que formará após escolha do candidato ao senado. “Henrique é pró-governo e Garibaldi está querendo consolidar a sua candidatura e receber o apoio do DEM para o senado.

Ele só pensa naquilo (reeleição)”, afirma Elias. Ele lista a situação: existem dois candidatos potenciais ao Governo, Garibaldi e Henrique, mas destaca que os dois têm planos diferentes. “Garibaldi quer continuar no Senado e Henrique está em um bom momento no plano estadual e nacional (cotado como líder na Câmara dos Deputados)”, frisa Elias. Durante a entrevista, Elias contou que o PMDB está visitando as cidades do interior e na semana passada visitaram 10 cidades do oeste para ouvir as bases e fazer reunião com correligionários.

“O resultado foi que as opiniões variam muito. A pergunta de com quem o PMDB deve se aliar ainda não está definida, mas com a escolha para o senado, o cenário muda porque as posições se acomodam melhor”, destaca. Na opinião particular do vice-presidente do PMDB no Rio Grande do Norte, as alianças de 2010 deveriam continuar como nas eleições passadas e defende a permanência da aliança PT, PSB e PMDB.

“Tem uma questão que não está sendo considerada porque o principal foco é a eleição para o senado. Temos no Estado três candidatos: José Agripino, Garibaldi e Wilma e eles tem que definir suas posições”, ressalta Elias. Perguntado sobre um possível apoio do PMDB a Iberê (PSB), Elias afirma. “Ele vai assumir o governo e a legislação permite que ele seja candidato, é um direito que ele tem.

Mas eu acredito que há abertura para escolha de outro nome, porque o deputado Henrique tem ligação com João Maia e Robinson, que são os principais atores dessa cena”, diz. Eleições de São José de CampestreElias Fernandes afirma que a vitoria do candidato Zequinha, apoiado pelo PMDB mostra como um trabalho de articulação bem feito pode resultar em vitória.

“Se existe uma virada, essa foi uma grande! As pesquisas apontavam que Zequinha não tinha nenhuma chance de vitória e Henrique reuniu os coligados, prefeitos e lideranças no Imirá para que todos participassem da mobilização para início da virada”, afirma.

Nenhum comentário: