quinta-feira, 23 de julho de 2009

Depois de temporada de sucesso, a comédia H-Romeu...Julieta chega a Mossoró


Depois de circular por alguns municípios e zona rural do Estado do RN, alcançando sucesso de público e crítica por onde passava, a comédia HROMEU... JULIETA - Uma História de Humor, do ator apodiense Júnior Costa - único até o momento a participar do Show do Tom na Record de São Paulo - agora resolveu chegar em Mossoró, uma cidade que a cada dia valoriza o fazer cultural, impulsionada principalmente pela montagem do espetáculo Chuva de Balas, que é apresentado anualmente, e que vem se solidificando após a construção do Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, um dos mais equipados do Nordeste.


Se apresentar no Teatro Municipal era um dos sonhos da Cia. Andarilhos d'Arte e de seu diretor Júnior Costa quando montou o referido espetáculo, que agora será realizado no próximo dia 1º de agosto, a partir das 20h pontualmente.


"A população de Mossoró já está se habituando a ir ao teatro regularmente, e quando o espetáculo é uma comédia, segundo nos informaram, o público comparece mesmo, chegando muitas vezes a lotar o teatro. Tomara que isso se proceda com o nosso", torce otimista Júnior Costa.

De acordo com o diretor, o espetáculo é uma adaptação muito "cara-de-pau" do clássico romance Romeu e Julieta - Uma História de Amor, de William Shakespeare, mas que segue propositalmente algumas características da história original, como por exemplo, a briga sangrenta entre as famílias Montecchio e Capuleto, que proíbem o romance entre seus filhos Romeu e Julieta, respectivamente. Só que nesta "nova" versão, há um diferencial, em vez de um Romeu, serão dois disputando o coração da linda, indecisa e quase inteligente Julieta, que tem seu amor duelado pela dupla de Romeus, que utiliza piadas hilárias em vez de armas em prol desta hilariante conquista, onde no final ela terá que escolher com qual dos dois irá ficar. Mas isso só assistindo para saber.

Além disso, o figurino de época, embora engraçado, os efeitos sonoros e a trilha musical original, misturada a ritmos regionais atuais, como o forró e o brega, dão um recheio mais autêntico a trama, fazendo a plateia relembrar e reviver os velhos tempos de outrora sorrindo, ou melhor, se lascando de rir, como diz o slogan da peça.


O elenco é composto por apenas 03 atores fazendo cerca de 8 personagens, entre eles Júnior Costa, Ery Moreira e Dayonara Torres, como Romeus e Julieta de araque. E mais recentemente a Companhia ganhou mais uma componente, a jovem Izabelle Silveira, que se revezará no papel de Julieta. A equipe também conta com Pedro Paulo Marinho na sonoplastia, Tiago Nascimento na iluminação, Mara Alves como Contra-regra e Célia Fernandes como assistente de produção, ressaltando que todos são de Apodi, mas que não deixam a desejar em talento e profissionalismo.


"Claro que a experiência de nossa equipe é restrita, comparada a dos profissionais de outros centros urbanos mais desenvolvidos e que possuem melhores opções de capacitação na área cultural, mesmo assim estão desenvolvendo um ótimo trabalho”, elogia o diretor.

A peça tem duração de 1h e 30 minutos, onde a plateia interage e se identifica com os diálogos, termos e gírias da região, misturados à linguagem erudita da história original, fazendo uma verdadeira e autêntica salada de sotaques, dizeres e ditados populares que surpreendem principalmente àqueles de mais idade, destacando-se como um dos pontos fortes do espetáculo.

Quanto aos próximos projetos, Júnior informa sobre o resultado do Programa BR de Cultura da Petrobrás, que deverá sair no próximo dia 06 deste, em que concorre com dois projetos - a própria comédia 'HRomeu... Julieta' e um esquete temático intitulado 'Caravana Antidrogas' - que circulará por quase 40 municípios do interior norteriograndense, levando informação e diversão aos menos favorecidos.

"Estamos ansiosos e torcendo muito que sejamos contemplados pelo programa, mesmo sabendo que será muito difícil por causa da concorrência e por que quase sempre são os grupos que possuem mais experiência que ganham. Mas, isso é como arranjar o primeiro emprego, sempre tem a primeira chance", conclui otimista Júnior, que informa ainda que além disto já estão sendo negociadas apresentações na UERN de Pau dos Ferros e um retorno a Lajes, como prova de que o espetáculo agradou.

Mesmo com as dificuldades de produzir, divulgar, fundar e principalmente manter uma Companhia Teatral em um município como Apodi, onde a prioridade cultural ainda passa distante, Júnior avisa que a Cia. Andarilhos d'Arte, continuará caminhando, lutando e persistindo com ou sem patrocínio, na tentativa de escrever sua história e ser reconhecida como referencial cultural potiguar em um futuro próximo, bem como também ser lembrada como uma das descobridoras e incentivadoras de talentos que até então estavam adormecidos.


"As pessoas só precisam acreditar e valorizar mais o que é da terra. Acreditar que nós também possuímos talento para atuar, escrever, dançar, cantar, tocar, compor, entre muitos outros, talento este capaz de agradar sem precisar vir de fora. Mas é preciso dar uma primeira oportunidade. Portanto, não deixem de conferir o nosso espetáculo, que com certeza, como diz o slogan da peça, vai fazer todo mundo se lascar de rir", garante e finaliza o diretor

Nenhum comentário: