quinta-feira, 30 de julho de 2009

Deputado federal do RN é o 2° em número de faltas a reuniões


Um levantamento feito pelo projeto Excelências, do Transparência Brasil, mostra que o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) ocupa o segundo lugar no ranking dos deputados que mais faltam a reuniões de sessão temática na Câmara, com 97%.

Desde fevereiro de 2007, quando teve início a atual legislatura, mais da metade dos deputados federais faltou a mais de 25% das reuniões de comissão, de acordo com os dados do projeto. Trata-se de 367 dos 513 parlamentares da Casa, ou 71,5% dos deputados federais.

O coordenador de projetos do Transparência Brasil, Fabiano Angélico, explicou ao portal IG que tudo que é aprovado na Câmara dos Deputados é antes estudado e editado nas comissões temáticas. Entre os projetos avaliados, alguns vão a plenário e outros são aprovados nas próprias comissões.

Entre os parlamentares mais faltosos, três não compareceram a mais de 90% das reuniões de comissão temática. Além de Henrique, são eles Jader Barbalho (PMDB-PA), com 100% de faltas --1° lugar--, e Alberto Silva (PMDB-PI), com 93% de faltas, ocupando o 3° lugar.

A bancada mais faltosa, considerando-se as treze maiores legendas da Casa (com ao menos dez deputados), é a do PDT. Quando se leva em conta os quatro maiores partidos da Câmara dos Deputados (DEM, PMDB, PSDB e PT), que têm mais de 50 parlamentares cada um, o mais faltoso é o PMDB.

Entre os estados mais faltosos, está o Rio Grande do Norte. Excetuando-se os Estados de Norte e Nordeste, a bancada que mais falta é a de Goiás. No eixo Sul-Sudeste, os deputados que menos freqüentam as reuniões de comissão são os do Rio Grande do Sul.
Lista dos deputados

Jader Barbalho (PMDB-PA) - 100% Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) - 97% Alberto Silva (PMDB-PI) - 93% Rodrigo Maia (DEM-RJ) - 87% Enio Bacci (PDT-RS) - 87% Vadão Gomes (PP-SP) - 87% Olavo Calheiros (PMDB-AL) - 85% Clóvis Fecury (DEM-MA) - 82% Marcos Antonio (PRB-PE) - 81% Jovair Arantes (PTB-GO) - 80%

Nenhum comentário: