sexta-feira, 24 de julho de 2009

"Robinson e João Maia não têm do que reclamar do governo"

Carlos Skarlack
Governadora Wilma de Faria afirma que vai conversar até com José Agripino sobre eleições de 2010Independentemente de declarações de integrantes, tanto do PSB quanto de aliados de outros partidos da base governista, que possam vir a ser emitidas através da imprensa, o processo sucessório estadual, está sob o comando da governadora Wilma de Faria (PSB), e assim continuará a ser, até a escolha do nome candidato ao Governo em 2010.

A afirmação foi feita pela própria governadora Wilma de Faria, ao se pronunciar pela primeira vez, sobre a polêmica provocada pelo deputado estadual Gustavo Carvalho (PSB), que declarou que o vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) era o candidato do seu partido ao Governo do Rio Grande do Norte. Em entrevista ao programa Jornal do Meio Dia, da FM 95 e ao portal Nomomento.com, a governadora se pronunciou.


"Eu acredito que a imprensa deve entender que a governadora não vai abrir mão de sua prerrogativa de ser presidente do partido (PSB), que está no comando desse processo, que é um processo, inclusive, que o comando dele está nas minhas mãos, exatamente, pois todos me pediram para comandar esse processo". Depois de lembrar que como presidente do PSB e governadora do Estado, e por ter recebido dos integrantes da base governista, a prerrogativa de comandar o processo sucessório, Wilma de Faria, lembrou que todos tem conhecimento de sua posição a respeito da escolha do candidato ao Governo.


"Não existe nada decidido", disse.Ponderando que pela responsabilidade que tem, não irá ficar a cada instante, rebatendo declarações de integrantes de seu partido, a governadora foi enfática sobre o episódio Gustavo Carvalho. "É evidente que eu não vou, a cada pessoa do nosso partido que emite uma opinião, desmentir ou desfazer daquilo que ela acha que deve ser feito", declarou. Wilma de Faria lembrou ainda que não pode negar que cada partido quer ter um nome de seus quadros como candidato.


"Então, eu não posso impedir que cada um fale aquilo que acha que deve falar", disse, sobre as declarações de Gustavo Carvalho, emendando: "Agora, a decisão final todos sabem, inclusive o deputado Gustavo Carvalho, que ao final vai ser uma decisão de todos, onde a gente vai chegar a um consenso para que o candidato seja um consenso da aliança que está hoje no Governo". Ratificando que "no nosso grupo continua a não ter nada decidido, pois só vamos decidir em 2010", a governadora lembrou que já foi até muito dura sobre sua posição relativa a escolha de nome para o Governo do Estado.


Perguntada sobre declarações do deputado estadual Robinson Faria (PMN) e do deputado federal João Maia (PR), que como pré-candidatos, declararam esta semana que estariam sendo desprestigiados por seu governo, Wilma foi incisiva. "Todos os partidos e todas as pessoas a que você se referiu agora, estão no Governo, tem grandes espaços no Governo".


Reafirmando que "tanto o deputado Robinson Faria tem grande espaço no nosso governo, como o deputado João Maia também tem grande espaço no nosso governo", a governadora disse acreditar que os dois, e demais aliados estarão unidos na escolha do candidato ao Governo e na eleição, para uma grande vitória eleitoral em 2010.


AliançaSobre as conversas que manterá até a definição da chapa majoritária para o pleito de 2010, a governadora deixou clara que não excluirá ninguém. Inquerida sobre a possibilidade de um entendimento, até com o senador José Agripino e o DEM, ela foi afirmativa. "Em política, tudo é possível e a gente não descarta nada".


Lembrando que está muito afinada com o partido do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), acrescentando que ele tem procurado se informar de como está a questão política no Rio Grande do Norte, Wilma disse que todos conhecem os seus aliados preferenciais. Mas que, como política se faz somando, vai conversar com todos.

Nenhum comentário: