quarta-feira, 29 de julho de 2009

Câmara presta contas de seis meses de repasse




Numa atitude inédita de transparência e zelo pela coisa pública, o presidente da Câmara Municipal de Apodi João Evangelista, publica a relação de gastos dos seis meses de sua gestão, prestando contas à população da aplicação dos 702.000,00 repassados pela prefeitura até o mês de junho.

Apesar de estar apenas cumprindo com a sua obrigação de gestor,a atitude do presidente não é comum na política do Rio Grande do Norte, onde não se tem notícia de legislativo que preste contas à população, dos recursos destinados à câmara.“Num país onde se confunde coisa pública, com coisa de ninguém, é preciso prestar contas do dinheiro que nós administramos para que a população esteja segura de que o legislativo está sendo dirigido de forma séria e responsável”, justifica o presidente da câmara.

A lei que obriga os governos federal, estadual e municipal a divulgarem em tempo real na internet receitas e gastos é um dos maiores avanços políticos do Brasil. A medida não vai evitar a corrupção, mas torna mais transparente as ações do poder público, o que é fundamental para o fortalecimento democrático do país.

A medida, que deve ser estendida também ao legislativo, ao ser cumprida, pode mudar as relações entre o poder público e a sociedade. Não só facilita o acesso da imprensa, mas principalmente de entidades e organizações da sociedade que buscam fiscalizar o poder público.

FONTE: VEREDORES

Nenhum comentário: