quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Estados Unidos apresentará plano de paz em setembro

Mubarak e Obama se reuniram nesta terça-feira na Casa Branca (Foto: AFP)



O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta terça-feira que seu governo irá apresentar um novo plano de paz para o Oriente Médio em setembro. A informação foi divulgada pelo porta-voz do presidente do Egito, Hosni Mubarak, após reunião na Casa Branca.



"Obama disse que espera poder apresentar o plano de paz no curso do próximo mês, por ocasião da abertura da nova sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas", declarou Soliman Awaad.
Obama disse, ainda, que vê sinais encorajadores de uma possível postura mais branda por parte de Israel, que resistia em congelar o estabelecimento de assentamentos na Cisjordânia ocupada. "Tem havido um movimento na direção certa", falou na saída do encontro com o líder egípcio.



Mais cedo, o ministro da Habitação de Israel, Ariel Atias, afirmou que nenhuma autorização foi concedida para novos projetos habitacionais (licitações governamentais para novas construções em assentamentos da Cisjordânia) desde que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu tomou posse, há cinco meses. "O fato é que estamos em compasso de espera. Em uma tentativa, acredito, de chegar a um entendimento com o governo dos Estados Unidos e a um acordo de paz abrangente", disse Atias à Rádio Israel.



A reunião entre Obama e Mubarak ocorreu no momento em que o governo americano pressiona nações árabes a tomar atitudes que encoragem Israel a paralisar a expansão dos assentamentos na Cisjordânia. Contudo, o egípcio ressalva que só será possível um papel mais ativo desses países se israelenses e palestinos iniciarem as negociações de paz.
(Com agências Reuters, Estado e France-Presse)

Nenhum comentário: