sexta-feira, 17 de julho de 2009

Teste do olhinho pode prever câncer

Retinoblastoma é uma doença que pode ser diagnosticada em recém-nascidos.
Por Maiara Felipe

O teste do olhinho não é dolorido.O retinoblastoma, tumor maligno que surge na retina, é uma das muitas doenças que o teste do olhinho pode prever. O câncer pode ser percebido nos primeiros dias de vida da criança, desde que ela passe pelo exame do reflexo vermelho.

No Rio Grande do Norte, a realização do teste poderá passar a ser obrigatória nos hospitais da rede pública de saúde. A governadora Wilma de Faria assinou na manhã desta sexta-feira (17) uma mensagem que será enviada à Assembleia Legislativa para votação. O documento pretende tornar gratuito o teste do olhinho no serviço público estadual de saúde.


De acordo com o oftalmologista Marcos Fulco, o exame pode prevenir problemas de cegueira não aparentes, assim como a retinoblastoma. “O ideal é que o teste seja feito o mais rápido possível”, indica o médico. O teste do olhinho não é dolorido. O médico incide uma luz sobre os olhos da criança e observa se algum empecilho bloqueia o trajeto.


No caso do câncer, um sinal é visto a olho nu: um reflexo branco na pupila, chamado popularmente de olho de gato.O teste do olhinho previne e diagnostica doenças como a retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto e cegueira.

Nenhum comentário: