segunda-feira, 20 de julho de 2009

Pessoas que vivem com DST/Aids receberão tratamento facial


Tv Ponta Negra
A partir da próxima quarta-feira (22), o Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró, oferecerá a pessoas que vivem com HIV/Aids tratamento de preenchimento facial com a substância botulímica de polimetilmetacrilato (PMMA). Essa é uma iniciativa do Programa Estadual de DST/Aids da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), com o objetivo de proporcionar uma melhoria da qualidade de vida, da auto-estima e sociabilidade dessas pessoas.

Em decorrência do uso contínuo de medicamentos anti-retrovirais, pessoas que vivem com HIV/Aids sofrem os efeitos colaterais da perda de gordura corporal e alterações metabólicas. Esses efeitos geram consequências estéticas que tendem a causar o isolamento social por parte dessas pessoas, devido, sobretudo, ao receio de sofrerem preconceito.

?Diante desse problema, o tratamento de preenchimento facial mostra-se um importante instrumento para o resgate da auto-estima da pessoa que vive com HIV/Aids, possibilitando-lhe melhores condições para seu convívio social e, assim, um aumento de sua qualidade de vida?, explicou a coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids da Sesap, Sônia Cristina Lins.

O tratamento com PMMA já é oferecido no Hospital Giselda Trigueiro desde o ano de 2007, atendendo a uma demanda média de dez pacientes por mês. Para ter acesso ao serviço, o interessado deve procurar um médico, a fim de se submeter a uma avaliação e receber o encaminhamento, quando indicado. A duração do tratamento, assim como a quantidade de aplicações da substância botulímica variam conforme a necessidade de cada paciente, determinada pelo profissional.

Nenhum comentário: