quarta-feira, 15 de julho de 2009

Iberê é tido como nome certo para 2010


Edilson DamascenoDa Redação
Dificilmente o vice-governador Iberê Ferreira de Sousa (PSB) abrirá mão de disputar a reeleição em benefício de outro nome.


Essa história de que o candidato do grupo poderia ser do PMDB, caso haja entendimento à aliança entre a governadora Wilma de Faria e o senador Garibaldi Filho - via deputado federal Henrique Eduardo Alves -, parece uma mera resposta às especulações.


O próprio Iberê foi claro ao perguntar: "Qual o governador que, podendo tentar a reeleição, não foi candidato?". Uma indagação que faz sentido. Embora Wilma seja a presidenta estadual do PSB, ela não teria controle sobre Iberê - caso este não seja o candidato - e perderia o apoio do Governo.


Nesse raciocínio, a candidatura de Iberê é tão certa quanto a da senadora Rosalba Ciarlini (DEM). Ontem, o portal No Minuto (www.nominuto.com.br) divulgou que a governadora teria afirmado à ministra Dilma Rousseff (PT) que já tinha definido o nome do candidato e teria apontado para Iberê e dito: "Ministra, esse é o nosso candidato.


"O grupo liderado por Wilma de Faria vive aparente crise relacionada a nomes. Os três pré-candidatos do sistema - Iberê, Robinson Faria (do PMN e presidente da Assembleia Legislativa) e o deputado federal João Maia (PR) - estão em sintonia ao avesso.


Iberê, que também responde pela Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, está sabendo aproveitar as oportunidades e tem percorrido o Rio Grande do Norte para massificar seu projeto.


A leitura que se faz, em meio ao atual quadro, é que o cerco vai se fechando e obrigando os aliados a buscar espaço cada vez maior. O presidente da Assembleia Legislativa vê que o vice-governador tem levado vantagem.


João Maia, diferente de Robinson Faria, adota outra tática e passou a aludir uma discussão programática voltada ao Estado. Uma espécie de plano e projeto de governo que pode se consolidar. Depende apenas do poder de persuasão política do deputado.Além desses três, o quarto nome do grupo ressurgiu.


O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) avisou que continua aliado da governadora Wilma de Faria, embora o seu partido tenha posições contrárias ao Governo. Ele se vale da aliança nacional, na qual o PDT integra a base do presidente Lula da Silva.

Nenhum comentário: