quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Senado aprova indicação de Toffoli para o STF

Advogado-geral da União assumirá vaga do ministro Carlos Alberto Menezes Direito, que faleceu recentemente.
Toffoli assume vaga no STF


A indicação de José Antônio Dias Toffoli para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) acaba de ser confirmada pelo plenário do Senado. A confirmação ocorre após mais de 8 horas de sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).



Toffoli foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.Nascido em 1967, Toffoli tem estreita ligação com o PT, do presidente Lula. Formado em direito em 1990, ele assumiu a função de assessor parlamentar da liderança do PT na Câmara dos Deputados e foi o advogado das campanhas presidenciais do partido entre 1998 e 2006. Na gestão de Lula, Toffoli foi subchefe de assuntos jurídicos da Casa Civil por quase três anos, durante a passagem de José Dirceu pelo cargo hoje ocupado por Dilma Roussef.



Em 2007, no entanto, ele seguiu para o seu maior cargo até então, que era o de advogado-geral da União.Com a aprovação da indicação de José Antônio Dias Toffoli pelo Senado, o agora ex-advogado-geral da União será o ministro mais novo do STF, que volta a contar com 11 membros após a morte de Menezes Direito.

Nenhum comentário: