quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Confirmados pelo menos 464 mortos pelo terremoto em Sumatra


Pelo menos 464 pessoas morreram e outras 421 ficaram feridas com gravidade pelo terremoto de 7,6 graus de magnitude na escala Richter que ontem à noite bateu o oeste da ilha de Sumatra, informou hoje o Ministério de Assuntos Sociais da Indonésia.


De acordo com a a ministra de Saúde da Indonésia, Siti Fadillah Supari, haverá "milhares" de mortos devido à "magnitude dos danos".


Segundo a Agência Nacional de Gestão de Desastres, pelo menos 168 pessoas estão internadas em centros hospitalares e milhares se encontram soterradas pelos escombros das casas desmoronadas.


Uma réplica de 6,8 graus em Richter voltou a sacudir hoje Sumatra, embora a cerca de 200 quilômetros do epicentro do terremoto da véspera.


As primeiros equipes de resgate já operam na área afetada para resgatar pessoas soterradas, recuperar cadáveres e entregar ajuda aos desabrigados, com 20 mil kits de emergência com barracas, roupa de abrigo, remédios e alimentos.


Membros da equipe de Resposta Rápida do BNPD, do Exército, da Polícia e pessoal médico colaboram nestas tarefas, às que se podem unir unidades de emergências de Cingapura, Malásia e de vários países da Europa, informou o canal de televisão MetroTV.


A cidade de Padang, capital da província de Sumatra Ocidental, com 900 mil habitantes, está a 50 quilômetros do epicentro e resultou na população mais afetada. Nela se registraram a maioria das mortes, 376.


Muitas pessoas passaram a noite em campos abertos por temor a outros tremores, seguindo as instruções do governo.


O aeroporto e as linhas telefônicas da cidade voltaram a funcionar, embora as comunicações seguem sendo instáveis.


O presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, e vários de seus ministros visitaram esta manhã Padang para avaliar os danos.

Nenhum comentário: